27 de maio de 2012

Declaração de Intenções



Sou do FC Porto e gosto de futebol. Mais do Porto do que de futebol.


Gosto de ler sobre futebol, mas a imprensa portuguesa é muito fraca e sem isenção ou espírito jornalístico (umas vezes de propósito mas outras apenas para poderem continuar a noticiar).
O aparecimento da Internet, e em particular dos blogues, foi uma descoberta fantástica. Ler textos de qualidade, com uma visão de futebol semelhante à minha e com uma independência total (tanto para dizer muito bem como, principalmente, para poder dizer muito mal) foi, e continua a ser, um gosto enorme.

O saudoso Mãos ao Ar, o Porta 19, o Cacifo do Paulinho, o Lá em casa mando eu, o Gordo Vai à Baliza, o Cabelo do Aimar, o Mão de Vata, o 442 , o Café das Antas ou o BNRb, são (nalguns casos foram) exemplos de blogues nos quais já passei horas a ler textos muito bem escritos (para mim), com excelentes análises e alguns com um sentido de humor excepcional.
Depois de anos a ler blogues e comentários, atrevi-me, há um ou dois anos, a participar com alguns comentários. Tem sido interessante e divertido.

A vontade de ter um blogue meu tem vindo a crescer e há uns anos criei um chamado Dragão do Sul (por ter nascido e vivido sempre em Lisboa, apesar de portista desde que me lembro de ter clube). Aprendi o mínimo para criar o blogue, reuni os links para os principais sites e blogues que lia na altura e parei por aí. Nunca postei uma mensagem.
Os complexos e dificuldades com a minha escrita (sempre foi fraca), a falta de criatividade e sentido de humor ou as dúvidas sobre se tinha algo a dizer de novo, contribuíram todos para que nunca tivesse tido a coragem de fazer um post.
Resolvi começar de novo. Criei novo blogue, acrescentei outros features ao blogue, que estará sempre em evolução pela natureza desse features (links de vídeos, fotos, planteis, estatísticas, etc) e vou atirar-me.
Na pior das hipóteses fico a falar (escrever) para o boneco, ou seja para mim.
Se me divertir a fazê-lo, já não é mau.

Tenho 41 anos, sou casado, pai de um casal (de dragões), engenheiro e vivo a mais de 300km do Estádio do Dragão.
Tenho um irmão mais velho do benfica e cresci a uns 500m do Estádio da Luz.
Não sei porque que é que sou do Porto. Na minha reflexão mais plausível atribuo à influência do bicampeonato de 77/78 e 78/79 e a um certo espírito de rebeldia. Bom gosto e sorte também podem ter estado envolvidos.

Sou um portista maravilhado com o que temos conseguido nestes 35 anos, mas, como seria de esperar com a nossa cultura de exigência, sou crítico.
Crítico
  • com a direcção, por ainda manter um passivo tão elevado, quando sabemos dos valores das vendas feitas desde 2002/2003,
  • com algumas decisões de gestão, como não substituir o Falcão ou não ter vendido o Cebola há uma eternidade,
  • com a direcção e treinadores, por não apostarem nos jogadores que formamos. Com o que por lá andou nestes anos, não consigo perceber como não foi possível manter no plantel jogadores como o Hélder Barbosa, o Vieirinha ou o Paulo Machado. Vamos ver se perdem outra oportunidade Castro.
  • com os treinadores e as suas opções. Na escolha do onze, nas substituições, nas conferências e na gestão do plantel (o VP teria ouvido das boas se tivesse visto os jogos ao meu lado),
  • com os jogadores quando não se esforçam ou não fazem o que devem e sabem (como aconteceu muito esta época),
  • com a alteração brutal na política de contratações ao comprar o Danilo e o Alex Sandro por aqueles valores (e comissões. A do Danilo é incrível. Está no Relatório de Contas do FCP) e
  • com o espírito pequeno que esta direcção muitas vezes tem mostrado. Alimentar uma guerra Norte-Sul fez todo o sentido na fase do Pedroto e da nova afirmação do Porto como grande clube português contra o poder instalado pelo dueto de Lisboa. A partir do momento em que fomos campeões europeus (3 anos depois de outra final, num crescimento sustentado e não fugaz), essa estratégia deixa de fazer sentido. Foi até, e continua a ser de vez em quando, uma ofensa para adeptos (e sócios) que vivem e são do Sul. Somos maiores do que isso. Deixámos claramente de ser regionais e somos nacionais e além fronteiras. A política e as palavras da nossa direcção têm que reflectir esse espírito. Enquanto não o fizerem, não poderão realmente atingir a notoriedade e admiração que, por mérito próprio, podiam ter. 

O nosso rival é só um. O benfica. Desde novo, e apesar da grande distância que nos separava, sempre achei que o Porto ia ultrapassar o benfica em vitórias no campeonato nacional. Estamos no caminho certo e a um ritmo de recuperação que tem ultrapassado as minha expectativas mais optimistas.


Apesar da rivalidade (quero que o benfica perca sempre nas competições nacionais), torço sempre genuinamente por todos os clubes portugueses. Sem excepção. Torço especialmente pelo sporting, benfica e, mais recentemente o braga. Dá-me gosto ver as nossas equipas a ganhar lá fora.
Para serem grandes lá fora, têm também que o ser cá dentro. Daí não desejar que os nossos adversários estejam de rastos. E também precisamos de competição interna para nos prepararmos melhor para os desafios internacionais.

Vou-me calar antes que fique sem assuntos para falar em posts futuros.
Penso que o essencial está dito. O resto virá aos poucos.


Em baixo deixo o vídeo do resumo do jogo que dá o nome ao blogue. Soube muito bem lá chegar, mas ficou um amargo de boca por termos perdido daquela forma. Mas ficou também a noção de que voltaríamos daí a não muito tempo, para voltar a tentar. Foram 3 anos para chegar ainda mais alto. Top of the world, mama!


E faz hoje 25 anos que ganhámos a nossa primeira Taça do Campeões. Este blogue por pouco não se chamou Viena 87.
Já estamos a ansiar pela terceira.




Pedro (PeLiFe)
Maio de 2012





6 comentários:

  1. Acabei de divulgar no face... Vamos lá ver o feedback. Acho que vale a pena. Que trabalho Herculiano!

    ResponderEliminar
  2. Excelente, obrigado.
    Não foi assim tanto e deu-me gozo.

    ResponderEliminar
  3. Novo Blogueiro,
    Antes de mais parabéns pela iniciativa, nota-se que já investiste/usufruíste aqui um tempinho mas o resultado está excelente. Belo design e de fácil leitura.

    E a malta adora um bom fórum por isso um, sobre bola, com alguma isenção e equilíbrio, é do melhor! E ainda bem que permites participações de outras cores, sobretudo daquela elegida pelo PC como alvo de um ódio cultivado de uma forma muito especial. Mas eu acho que gosto tanto do Benfica como de futebol, às vezes tenho dúvidas mas reparo que nas fases em que estou a gostar mais do futebol é quando o Benfica anda mais nas lonas e aí se calhar até me apanham a ver um Swansea/WBA enquanto que no outro canal o Benfica está à nora para mamar um Rio Ave ou coisa do género…

    Cem por cento de acordo com a crítica à nossa imprensa desportiva, aliás conforme já falámos no passado. O problema é que mesmo a blogagem tem por vezes uma opinião que, podendo ser mais esclarecida e lúcida (e sobretudo apartidária) nunca estará cem por cento imune à forma como recebe os factos e especialmente aos canais que os transmitem, ou seja, podemos escrever sobre bola e tentarmos fazer melhor, mas iremos sempre ler os jornais que escrevem como querem e especialmente o que querem!

    E seguindo o teu post, sim, seres do Porto foi sorte. Eu não tive a mesma e só me lamento pelo que já teria vivido (tenho 30 anos, é só ver o que o glorioso ganhou, ou não ganhou nestes últimos!!), porque de resto o clubismo quando enraizado não permite transplantes, e ter esta doença encarnada também é um belo estado de alma (muitos chamam-lhe mística mas quase nenhum sequer percebe o significado dessa palavra).

    Nas tuas críticas ao teu Clube (também sou crítico do meu, afinal de contas sou sócio e acionista por isso tenho esse direito, no mínimo), tiro-te o chapéu a todas, algumas nem me tinha lembrado (talvez por pensar e andar mais atento à minha cor)e sobretudo faço-te uma vénia à referente à pequenez da incessante guerra Norte-Sul (hoje acho que muito mais contra o Benfica pois o Sporting já nem ao Braga faz cócegas e caminha para um resgate da troika). E aqui até percebo ter o Benfica na mira, afinal como em qualquer jogo de estratégia tem de se atacar é quem vai à frente (se bem que a nível europeu já nos passaram), no entanto acho que há muitas formas de o fazer e honestamente ver os adeptos do FCP a celebrar cada título a gritar insultos ao Benfica na televisão em vez de gritarem os nomes dos jogadores campeões, para mim, não faz qualquer sentido. Não digo que os adeptos de outros Clubes não o façam, mas acho que fazem menos pois não vivem acicatados diariamente a cultivar um ódio que me faz nem colocar a hipótese de levar os meus filhos a ver um clássico na luz, já para nem falar de ir ver um jogo ao Dragão…já nem falo das pedradas na autoestrada, tareias em comentadores etc…

    Como tu também torço pelos clubes nacionais lá fora, e por exemplo ver o sporting tão fraco cá dentro também me parece que só desequilibra e baixa a exigência. Mas acho que sabes que pensar assim é raro.

    Despeço-me com um abraço e agradecido por me teres cultivado um pouco mais (não fazia ideia desta final de 84), nem me lembro de ver o meu Pai chateado nesse ano (como é que é possível tendo eu naqueles meus 3 anos uma memória fantástica??
    Gonçalo P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro Gonçalo.

      Apesar de termos clubes rivais, há de facto muitas semelhanças na nossa forma de ver a bola.

      Mas tu, que escreves bem melhor do que eu e que também sabes muito mais de bola do que eu, é que devias ter uma coisa destas.
      Enquanto não te decides a fazer isso, quer escrever para este tasco? Quando quisesses enviavas-me um texto e eu publicava. Podia criar uma rubrica, sem periodicidade definida, em que os textos eram só teus. Podias arranjar um nome engraçado e sugestivo do tipo "Crónicas do Intruso Vermelho".
      Pensa nisso. Isso ou crias um blogue tu (não percebo muito mas posso ajudar. Fazer este básico é muito fácil). Acho que tens jeito, conhecimentos e apetência.

      Dê lá por onde der, continua a aparecer no Basel84 a dizer de tua justiça.

      Tu não te lembras com os teus 3 anos, mas imagina o meu sofrimento, sendo um puto de 13 anos que vibrava com o FCP desde os 7/8.

      Uma última nota quanto ao que dizes da blogosfera a da sua dependência das mesmas fontes de informação. Acho que é cada vez menos, mas concordo que ainda é um pouco assim. Mas está a mudar. Já vês blogues a lançar informações desconhecidas em primeira mão (sobre o mercado ou sobre os clubes e jogadores) e lembra-te que a grande maioria das fontes de informação dos media portugueses, os media estrangeiros, está também ao alcance de todos.

      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
  4. Caro Autor,
    Este "tasco" enche-me as medidas e duvido que fizesse melhor. E pára de desancar na tua escrita, pa falar de bola deixa o Bocage no Nicola que nisto é preciso é pôr os pontos no is. As crónicas que propões é um desafio e se calhar tens razão, até pode ser uma rampa de lançamento para eu me entusiasmar (e sobretudo ganhar força de vontade, isso é que falta) para algo mais. Mas para já deixa-me é ir largando aqui umas larachas, e tentar ser um participante/leitor assíduo aqui do basel que já vai ser engraçado e bem interessante!
    Vamos a isto,
    Saudações rivais mas amigas
    Gonçalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que não é preciso assim tanta força de vontade. Como escreves aqui podias estar a escrever no teu blogue (Reforço a minha disponibilidade para te ajudar a criar).

      Mas se só vieres mandar as tuas larachas aqui no meu tasco, já fico muito satisfeito.

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."