29 de maio de 2012

Troféus do Porto, Benfica e Sporting

Começar um blogue no defeso tem o seu interesse.
Com o Europeu ainda a uns 10 dias de distância, praticamente não há notícias. E metade das que existem são declarações do agente do Hulk.
É, portanto, a altura ideal para balanços e estatísticas. Tabelas, gráficos, totais e percentagens.

Começo pelo mais importante.

  • O Campeonato Nacional.


Quando me comecei a entusiasmar pelo futebol, no bicampeonato do final da década de setenta, o Porto estava a conquistar o seu sexto e sétimo títulos. O benfica tinha mais do triplo (23) e o sporting o dobro (14).
É curioso como na altura senti claramente que o nosso objectivo não era ultrapassar o sporting nem chegar mais perto do benfica. Apesar da distância  ser grande (17 para chegar a primeiro), o objectivo era claramente ser o clube com mais campeonatos.
Apesar desse optimismo nunca pensei que o nosso ritmo de recuperação fosse tão avassalador.










Quando olho para as percentagens da tabela acima fico impressionado. No meu tempo de vida, 50% de vitórias. Desde que ligo à bola, 60%. Últimos 20 anos, 70% e últimos 10 anos, 80%. Domínio brutal.



Há uns bons vinte anos achei que esta importante conquista na minha vida seria atingida aos meus 60 anos (2030). Pareceu-me que estava a ser moderadamente optimista. Quem diria que ainda posso ter a alegria de a atingir aos 50!

  • Contabilização Total de Troféus (Equipa Principal)

Há um ano atrás falou-se no facto do Porto ter passado a ter mais títulos do que o benfica. Na altura não liguei. São questões menores e normalmente não se fica a perceber como é feita a contabilização.
Fui agora investigar e, como seria de esperar, não foi directo. A notícia foi esta e veio em todo o lado.
Comecei por colocar os troféus óbvios e fui somando. Só quando somei os do Campeonato de Portugal é que os meus números bateram bem como os deles.
Este Campeonato de Portugal é estranho. Não faz grande diferença nas contas pois ganharam quase o mesmo, mas o que é peculiar é que, durante pelo menos 5 anos, se disputou em simultâneo com o Campeonato Nacional. Ainda irei investigar isto melhor e depois faço um post sobre o assunto.










De facto, como se vê no gráfico em baixo, a inversão deu-se no final da época 
passada, com a avalanche de títulos conquistada pelo Porto com o (traidor) AVB ao leme.


Como não se vê grande coisa, deixo o detalhe do gráfico com os últimos 35 anos.



Não deixa de dar um certo gozo que o Porto esteja em primeiro lugar nesta contabilização, mas o que interessa mesmo (para além das taças europeias, em que estamos a dar cartas) é recuperar 7 campeonatos nacionais aos lampiões.

PeLiFe

7 comentários:

  1. Ganda pinta de blog!!! Excelente trabalho! Talvez um bocadinho de "azul" em exagero...:)
    Os números não mentem. Infelizmente. Mas...Cheira-me a viragem de ciclo! A mim e ao plantel do Real Madrid.
    Basta fazermos um bi (dito assim, até parece fácil) e temos Benfica para 20 anos!

    ResponderEliminar
  2. Primeiro comentário! Bonito.
    Obrigado.

    Mas para fazerem o bi têm de ganhar. Não está fácil.
    Há dois anos atrás estive um pouco preocupado com essa possibilidade, mas voltou tudo ao normal e estou mais calmo.

    ResponderEliminar
  3. Autor e seguidores,

    Nunca gostei destas contas. Há títulos que não interessam ao Pai Natal nem atestam minimamente a grandeza duma equipa (tipo supertaças, taças da liga ou os antigos campeonatos). Mas há mais e aqui aproveito a intenção deste blogue de dar rédea larga aos participantes: campeonatos como o que agora acabou não considero ganhos para a contabilização, porque não considero que o Porto os ganhou. Podemos (e há outros fóruns e blogues cheios disso) passar horas a trocar estatísticas deste campeonato que passou, ou a citar quadros como a "liga da verdade" do Record etc. e tentar ver/alegar quem mais beneficiou ou foi prejudicado, mas eu acho que a maioria dos adeptos de todas as cores não terão dificuldade em admitir que o FCP, neste campeonato foi mais beneficiado, mesmo que não tenha sido por muito...

    E o pior? É que precisava? Acho que não, se bem que se o Sporting não tem sido travado no inicio da época como foi, ou o Benfica a partir da 20ª jornada, não sei se as coisas não tinham sido diferentes.

    Isto para dizer o quê? Atribuo 1 em cada 3 campeonatos ganhos pelo Porto, aliás contabilizados como tendo sido ganhos pelo FCP, não ao clube e ao respectivo futebol nessas épocas, mas à máquina montada pela PC. Basta ouvirmos as escutas do apito dourado no youtube, consultarmos o que consta dos processos judiciais, lermos o que tanta gente já admitiu e comentou (já nem vou falar dos livros do veiga ou da carolina porque apesar de terem tanto fumo que algum fogo deve ter havido, valem o que valem), a relembrar guímaros e quinhentinhos, que acho que são já poucos os que não admitem que há muita coisa que é condicionada...Não digo que outros não o façam ou fizeram, mas com o mesmo sucesso, eficácia e sobretudo impunidade (bem se viu agora o amador do cristóvão), duvido...

    Esta época por exemplo só se fala nos jogos ganhos com um golo em fora de jogo etc. e já nem se olha para resultados do Porto tipo 3-1 ou 2-0 porque quem vê os números acha que foram inequívocos por terem sido por mais do um golo de diferença...mas tenham lá cinco minutos e vão ver quantos desses resultados não começaram com um golo de pénalti (várias vezes duvidosos), sobretudo no dragão??!!! Podem ter marcado mais um golo e ganho por dois, mas quem é que acha que isso não condiciona um jogo, às vezes logo aos 20 minutos...???

    E isto aconteceu várias vezes este ano mas nem vai para as contabilizações do deve e haver dos erros das arbitragens. E passa-se há anos...

    Em Itália, que tem uma justiça não perfeita mas melhor que a nossa, quando a Juventus foi condenada tiraram-lhe os títulos. Era o que sem dúvida se deveria ter feito por cá se alguma vez fosse possível apanhar a máquina, mas neste país é impossível...

    E é por isso que os números para mim não são os mesmos e campeonatos como o último não reconheço, não digo que devia ter ganho o Benfica, mas não faço a vénia de campeão ao Porto nem lhes atribuo mais um no total...

    Não levem a mal a candura, é só uma opinião de quem até teve o privilégio de ter boas fontes em muito do descrito.

    Abraços

    Gonçalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gostas destas contas pois achas que há títulos do Porto que não deviam ter contado.
      Quais foram os títulos que o Porto não mereceu? Até este último ano, em que não jogámos népia na maioria dos jogos, quem merece mais? O Benfica? Eu não acho, mas aceito que se ache.

      O que não é honesto da tua parte é só achares que há títulos injustos do Porto.
      Sabias que nos anos sessenta os melhores jogadores do Porto iam para África durante 3 anos fazer o serviço militar (ou na melhor das hipóteses ficavam em Lisboa) e os do Benfica ficavam sempre ao pé de casa?
      E esses títulos foram justos? Em nove épocas (de meados de 50 e meados de 60) o Porto ganhou um título e ficou seis vezes em segundo. Com arbitragens imparciais quanto títulos teria ganho o Porto?

      Eu admito que o Porto foi, globalmente, mais beneficiado pelas arbitragens do que o Benfica (e nem se fala do Sporting) neste anos mais recentes.
      Mas isso não quer dizer que o Benfica não tenha sido beneficiado muitas vezes e o Porto roubado outras tantas.

      Mas devo dizer, e isto devem ser os meus óculos azuis a funcionar, que quando chega ao final de uma época com o Porto campeão, nestes últimos 35 anos, não vejo outra equipa que lhe tenha sido superior em cada um desses anos.

      Já quanto ao 2 (!) títulos conquistados pelo Benfica nos últimos 18 anos, tenho sérias dúvidas.

      No mais recente, e apesar do futebol mais vistoso que o vi o Benfica fazer, só foram campeões na última jornada. Com a diferença que existe para o orçamento do Braga, acho sinceramente (e tu também se conseguisses tirar os óculos) que o Braga merecia ter ganho.

      O mais antigo foi no ano que o Porto ostentava o título europeu máximo e acabava de ficar sem o Mourinho e sem meia equipa. Para além disso tivemos 3 treinadores (o primeiro só fez a pré-época e o terceiro era o Couceiro).
      No final ficámos a 3 pontos do grande Benfica do Trapatoni. Foram os melhores?

      Enfim, acho que tens que olhar para a história de uma forma mais abrangente e independente.

      Abraço.

      Eliminar
    2. És um doente Gonçalo

      Eliminar
  4. PeLife tu és um burro de merda. e sou portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e que és.um burro de merda miúdo! Vê se logo que és o aziado de.cima

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."