4 de setembro de 2012

Hulk sai por 40 milhões no dia 3 de Setembro. A sério?

Depois das declarações do PdC (de há menos de 1 semana - ver em baixo), de que recusou 50 Milhões de euros e de que naquela altura não admitia negociar, já não estava à espera.


Ele devia estar a cantar de galo pois contava vender o Moutinho. Como o negócio não se fez, foi com o rabinho entre as pernas ter com o russos.

É triste ser desta maneira, mas enfim, é o que temos.

Desejo-lhe sorte pois jogou muito pelo nosso Porto e é um jogador extraordinário.
Como ele há poucos e tenho pena que vá para o campeonato russo pois podia brilhar em qualquer lado.



Fica o orgulho de ver o Porto uma vez mais a lançar um jogador de topo. O ano passado foi o Falcão, que não podia estar a jogar melhor, e há dois anos o Lisandro (muito desaproveitado e numa equipa em desagregação).

Fica a tristeza de ver a saída concretizada nos últimos dias, em desespero face às dificuldades financeiras.

Acho que podíamos e devíamos viver com um pouco mais de folga para podermos ter poder negocial e as eventuais saídas acauteladas. Não foi assim o ano passado e volta a não ser este ano.

Como espelho destas dificuldades financeiras, negociais e de gestão do plantel temos:
  • Rolando por resolver;
  • Sapunaru saí por menos do que o Emerson;
  • Beluschi sai por bem pouco e para um clube fraco;
  • O Álvaro sai por menos de metade da proposta recebida em 2011;
O único consolo para esta época é que o Benfica ficou sem o Javi e o Witsel.
Não sei como é que o JJ vai resolver o problema.

Com estas baixas todas de última hora, este pode ser ano do Sporting ou, finalmente, do Braga.

Mas ainda fica muito talento e juventude no Dragão.
O suficiente para ganhar o campeonato e passar, no mínimo, aos oitavos na Champions.

Veremos o que consegue fazer o VP e veremos ainda o que conseguirão fazer o Atsu, o Varela, o Kelvin e o Iturbe com as oportunidades acrescidas que terão.

Em baixo fica a notícia da Lusa, o comunicado do FCP à CMVM e as declarações do PdC.

PeLiFe



O brasileiro Hulk vai transferir-se do FC Porto para o Zenit, que pagará cerca de 60 milhões de euros pelo jogador, 40 dos quais serão lucro absoluto para os portistas, revelou à Lusa o empresário do futebolista.

Segundo Teodoro Fonseca, os portistas recebem 40 milhões de euros (ME), por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove ME) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis ME) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três ME).
Segundo a mesma fonte, dos 60 milhões são, também, retirados valores de prémios desportivos a receber pelo jogador e pelo agente, uma verba a rondar os dois milhões de euros.
@ Agência Lusa
«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Football Club Zenit St. Petersburg (Zenit) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e dos 85% dos direitos económicos que detinha, do jogador profissional de futebol Givanildo Vieira de Souza (“Hulk”) pelo valor de 40.000.000 € (quarenta milhões de euros). Mais se informa que o Zenit assumiu, ainda, a responsabilidade dos encargos relativos ao mecanismo de solidariedade da FIFA.»

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, considerou hoje ridícula a notícia, oriunda de São Petersburgo, de que o conselho de administração do Zenit vetou a contratação de Hulk por 50 milhões de euros, quando esse valor foi recusado desde a primeira hora pelos dragões, quando uma delegação russa se deslocou ao Porto.

"É totalmente falso que o FC Porto tenha negociado a venda do Hulk por 50 milhões. Uma delegação do Zenit. constituída por duas pessoas, deslocou-se ao Porto, esteve instalada num hotel de Gaia e pediu-me uma reunião com o senhor Antero Henriques. Comparecemos e fizeram-me uma proposta de 50 milhões pelo Hulk. Foi-lhe dito que não aceitávamos e que não havia conversa", revelou o presidente do FC Porto, acrescentando:


"É ridículo quando fazem uma proposta de 50 milhões que o FC Porto recusou, e depois vir o conselho de administração dizer que era demais. Parece-me que o Zenit não tem capacidade nem gente no futebol capaz de nos levar o Hulk. Não sei qual é a intenção, não percebo nada de gás...".



O presidente do FC Porto assegura que não venderá Hulk por 50 milhões.



"Por esse montante [50 milhões], posso garantir que Hulk não sairá nem para o Zenit nem para outro clube. Neste momento, não admito negociar. E volto a repetir o que já disse várias vezes: se alguém bater as cláusulas de rescisão, não tenho outra alternativa que não seja aceitar".

O JOGO - Publicado em 29 ago 2012 às 13:29por Paula Capela Martins

11 comentários:

  1. O Benfica vai jogar, como já joga: sem meio campo. O 5-0-5 de Jesus, com Matic a 6 e Aimar/CMartins a 10. É bom que o Matic esteja bem alimentado, porque até Dezembro é tudo dele. Enfim, surrealismos Vieiro-Jesuítas de um clube onde o Rui Gomes da Silva chegou a figura de proa e em que A Bola faz de Pravda.

    O Porto ficará sem o tal poder de fogo que falámos e pode encalhar nos autocarros. Mas mantém a estrutura e isso é tudo. Continua a ser o principal candidato.

    O Braga ficou sem o Lima e ver-se-à tentado num grupo acessível na Champions. Gosto do futebol de Peseiro e acho que pode ser o ano deles, mas é muito difícil.

    O Sporting é uma incógnita. Jogadores muito novos, treinador inexperiente. Não me parece que haja massa para formar uma equipa campeã.

    Isto está esquisito à brava, é o que é.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Está esquisito.
      Concordo em absoluto com a tua sintética análise aos 4 grandes:

      Porto principal candidato mas com muitas dúvidas sobre a forma como conseguirá ultrapassar as brigadas dos autocarros sem o Hulk.

      O Benfica tem um poder de ataque incrível. E ainda foram buscar o Lima, que muita falta nos fazia.
      Quero ver o JJ a jogar com o Rodrigo, o Cardozo e o Lima na frente, apoiados pelo Gaitan, Aimar e Sílvio. Nem é preciso o Matic.
      Assusta e deverá ser o suficiente para dizimar as equipas pequenas. Agora o resto é que vão ser elas.

      O Braga pode estar muito bem e também gosto do Peseiro. Já vibrei e muito com a qualificação deles para a Champions.
      E gosto muito do Éder. Ele e o Nélson Oliveira vão disputar o lugar na selecção. É encostar já o Postiga e o Hugo.

      O Sporting é mesmo um mistério. Tem o melhor plantel dos últimos 20 anos e faz, logo a abrir, jogos como o da Dinamarca e o do Rio Ave em casa.
      É por estas e por outras que eu não posso deixar que o meu filho seja do Sporting. É uma dor de alma e a vida já é complicada só por si.

      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
  2. a conquista do tricampeonato vai dar muita luta - e não me refiro aos jogos jogados dentro das quatro linhas.

    tudo o que é "adversário" (ao bom estilo de rato de esgoto) vai começar a sair da toca para defender «gloriosos» interesses nacionais.

    é bom que a massa adepta portista esteja unida e fale a uma só voz na defesa intransigente dos interesses do nosso clube d coração (o que não significa que sejamos como os carneirinhos da segunda Circular, sem massa encefálica e voz crítica positiva).
    tempos muito difíceis e exigentes se aproximam!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser um campeonato muito difícil. Não há dúvida.
      Pode ser disputado a quatro e temos mesmo é que jogar muito à bola para tentarmos ignorar o ruído fora das 4 linhas.
      O VP vai ter que conseguir motivar o Moutinho, que queria estar em White Hart Lane, e não deixar o Rolando contaminar o grupo.
      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
  3. O timing da saída deixou-nos sem a possibilidade de nos reforçarmos, mas verdade seja dita, temos jogadores para consumo interno até Janeiro. ( exceptuando o Kleber, acho que até Varela seria uma adptacao mais produtiva)

    A ver se o VP consegue orientar ( e motivar) a equipa da melhor maneira. Varela teve o seu contrato renovado ( sinal de clara aposta da SAD) e se estiver de coração ( e pernas) no Porto seria o titular no lugar do nosso Incrivel.

    A titulo de curiosidade e apesar de nao ser o sistema ADN do Porto, gostaria de ver um plano alternativo em 442 com Varela / Jackson e James nas Costas deles..

    Acho que o nosso maior problema será nos "jogos autocarro" , em que tinhamos de furar á la Hulk as defesas ( e nao vejo o Kleber como alternativa para esses jogos , ou outros quaisquer).

    Quanto aos nossos rivais, o Benfica ficou com uma equipa que dá para consumo interno ( exceptuando nos jogos com Sporting, Braga e Porto) , é um meio campo mais do que suficiente. E tem várias alternativas e muito poder de fogo á frente. Quando começarem os 2 jogos por semana é que sera mais interessante ver a rotatividade de JJ.

    Tenho a dizer que com a saida do Javi Garcia e a permanencia do Moutinho, previa um campeonato mais tranquilo..sem o Hulk, ficou nivelado!

    O Sporting tem tambem uma palavra a dizer, acho que mais 2 meses veremos, de facto se ja estao mais oleados e entrusados.

    O Braga, é o outsider deste campeonato. Equipa experiente, meio campo diversificado. A ver o impacto dos jogos da Champions na Equipa.

    Vai ser um campeonato equilibrado ( e muito "por culpa" da Saída do Hulk) !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente análise Carlota.

      Também acho que se o Braga aguentar as duas frentes de batalha e o Sporting se deixar de tretas, podemos ter um campeonato muito equilibrado e disputado a quatro. Seria excelente.

      Eu não tenho tanta fé no Varela. Eu acho que não renovava já e teria dado este ano como última hipótese ao homem e, se não conseguisse voltar ao que já foi, vendia-o.
      Mas por outro lado, como sabemos que o homem sabe jogar à bola, talvez esta renovação seja o sinal de confiança que precisa para poder jogar o que sabe. Espero bem que sim. Precisamos dele para podermos lutar também pela Champions.

      Obrigado pelo comentário e volta sempre.
      PeLiFe

      Eliminar
  4. Voltei!
    Hulk fora do país é um alívio... Mas daí a dizer que pode ser o ano do Sporting...
    Braga ainda acredito, mas lá para Alvalade com o Sá acho que as coisas não vão correr pelo melhor.
    Nós, sem Javi e Witsel, não teremos grandes hipóteses (sempre quero ver a equipa que vai jogar com o Barça...)a não ser que apareça um milagre da "B".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, há sempre a hipótese do Ayrton vir em Janeiro e já estar mais adulto. Acho que nunca vi um jogo dele em que não tenha sido "certinho". Sem deslumbrar, mas com muita segurança. E ainda é um garoto... Só é pena este período de empréstimo ter sido no Fla, se fosse na Europa acho que tínhamos ali matéria prima para trabalhar.
      Com o JJ, o mais provável é ele descobrir no Jardel um "Javi reprimido" e para o ano fazemos 30M com o tipo.
      Estou farto deste mercado! Vocês ainda estão um passo à frente na planificação! Como é possível no dia da venda do Javi, garantir o Lima!!! 4M e qualquer coisa!!! Se era para contratar o 34567º avançado do plantel, então que fosse o Del Piero ou o Berbatov. Se vamos jogar em 4-1-5 ou 4-0-6, ao menos que fosse em grande estilo! E estes dois até foram mais baratos...

      Eliminar
    2. I'm glad your back. You were missed.

      Eu percebo perfeitamente o alívio do Hulk. Como foi o do Falcão.
      São jogadores de primeiríssima linha e poucas vezes na história conseguimos ter um jogador destes nosso plantel.

      Mas continuo a achar que o Benfica fica mais enfraquecido com a saída do Witsel e do Javi do que o Porto com a saída do Hulk.
      Temos mais alternativas para a saída.

      Também acho que o Airton fazia muita falta agora.
      E olha que o Lima é muito bom. Quem me dera. Ainda vai ser como o Sálvio, ou seja, já tens lá muitos para o lugar dele, mas o gajo é mesmo o melhor.
      A batalha entre o Lima e o Cardozo vai ser bonita de ver.

      Eu também estou à espera de um milagre da B para fazer concorrência ao Jackson.

      Eliminar
  5. Bem, ainda haja quem sonhe com o tempo do Benfica de 60, Sporting dos cinco violinos etc., tudo ao ataque à holandesa, mas honestamente acho que no futebol moderno o 5-0-5 ou as outras tácticas que mencionaram com o SLB todo ao ataque e sem trinco são suicídio puro...e bem se viu contra o Nacional na luz, ainda com o Witsel (aí a fazer de Javi) os sustos que tivemos na primeira parte pela falta de controlo do meio campo quando o ataque perdia a bola...

    O Lima veio para o roda bota fora dos avançados, já se sabe que para o JJ um que esteja sem marcar dois jogos seguido roda logo! Concordo com o Miguel, o Lima estava longe de ser uma prioridade até ao (e sobretudo no) último dia de mercado. Urgente passou a ser um trinco (com a venda do Javi) e útil teria sido ainda um lateral esquerdo de raiz e um segundo lateral direito. É assim que se fazem plantéis como diz o Mourinho desde o ano 2000, com um mínimo de 2 jogadores de qualidade semelhante por posição, repito um mínimo, pois é sempre útil ter pelo menos mais 2 ou 3 polivalentes ou uma segunda vaga de miúdos que se possam experimentar.

    O Benfica para o lugar do Witsel tem ópções (C. Martins e se calhar até o B. César) mas que não sabem jogar a defender tão bem quando for preciso, já para o lugar do Javi no plantel principal não vejo ninguém (pelo amor de Deus poupem o meu coração a ver uma adaptação do Jardel em plena época!!!). Se calhar o André Almeida que está a jogar no B em bom nível possa ser ópção (ainda que não seja trinco de raiz) ou mesmo o André Gomes (também é mais um número 8 e ainda muito verde se calhar), por isso acho que vai ser mesmo aguentar até Janeiro e se calhar resgatar o Airton ou ir buscar outro que sirva.

    Noutro plano, gostava que os 60M (20 Javi + 40 Witsel) fossem bem reinvestidos e por mim era abater uns 30 ou 40M ao passivo e tentar comprar o Ganso no Brasil, está com preço de saldo (no máximo virá por uns 20M) e podemos vendê-lo daqui a um ou dois anos por uns 40/50 facilmente, é um exelente número 10 e há que lembrar que no fim da época acaba-se o Aimar. Por mim para o ano a 10 tinhamos o Ganso e promovia-se o Miguel Rosa da B, que está farto de jogar e chegou ao ponto do vai ou racha. É preciso dar espaço aos putos.

    Abraços

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  6. Lamento dizer-te mas os nossos clubes são absolutamente miseráveis no que toca a aproveitar o que produzimos. É vergonhoso.

    É quase um milagre o Castro ainda lá estar e esquece a ideia do Miguel Vítor. O JJ teve inúmeras oportunidades para o pôr a jogar e só apostou no gajo quando tinha a defesa quase toda (e parte dos extremos!) no estaleiro.
    Não conheço esses outros miúdos de que falas, mas temo que também não tenham hipóteses. O JJ gosta muito de inventar.

    Só a troca do Nélson Oliveira pelo Lima diz muito.

    Por último, o Javi.
    À semelhança do Fernando no Porto, o Benfica não tem a mínima alternativa no plantel (até chegar o Airton). Mas apesar de tudo o Javi é mais importante para o Benfica por causa do futebol superatacante do JJ.

    A venda do Javi (e por aqueles valores) foi, para mim e para o meu Porto, o melhor negócio do defeso. O Witsel foi a cereja.

    Abraço,

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."