8 de setembro de 2012

Plantel do FC Porto 2012/2013 - Apresentação e Breve Análise

Deixemos então de lado os euros e as críticas à gestão do plantel/política de contratações.

Será com estes jogadores que iremos atacar o Tri.


Aparentemente são estes os 25 jogadores do plantel.

Digo aparentemente porque não estou seguro sobre o Rafa. Não sei se será integrado. Não está na lista para a Champions e o Porto foi buscar uma alternativa para esquerda. Veremos.

Plantel - Idade e Nacionalidade

Temos as seguintes 9 nações representadas no plantel.



A América do Sul continua em maioria (56% do plantel) e é representada pelo habitual Brasil, a mais recentemente usual Argentina e a nossa nova mina, a Colômbia.
Os portugueses são perto de 1/4 e há apenas mais dois europeus (continuamos a fugir do mercado da europa de leste, que nos deu alguns bons frutos no passado).
Três africanos completam o plantel, sendo um deles angolano.

Quanto a idades, temos um plantel bem jovem, com uma média de 24,0 anos.
Tirando os 5 mais veteranos (por ordem: Helton, Lucho, Varela, Rolando e Rafa), a média de idade dos outros 20 é de 22,6 anos.
Na sua maioria têm entre 20 e 25.



Plantel - Defesa e Guedes

Acho que temos uma defesa muito boa e só espero que não haja lesões. Em particular na esquerda pois ainda não sei o que vale o Quiñones. Espero que dê para desenrascar quando for preciso e que se vá mostrando na Taça da Liga.

O Danilo e o Alex Sandro vão brilhar nas laterais.

O Artur não parece um bocado o Ricardo nesta foto?

No meio o Maicon é indiscutível e o Otamendi parece mais regular e com menos tendência para a asneira. Eu preferia ter lá o Mangala, mas dou o benefício da dúvida ao VP. O 4º central é o Abdoulaye Ba, de quem tenho uma boa impressão geral, mas que, no pouco que vi, me parece descontrolar-se ainda com facilidade. Mas tem 1 metro e 97.

O Rolando pode, no limite, jogar na Taça da Liga com o Ba. Estou-me nas tintas para a necessidade de valorizar o jogador. Para mim já não faz parte e quanto mais importância se der ao jogador, maior pode ser o contágio de bad vibes ao resto do plantel.

O Helton manter-se-á mas muda o banco, que estará entregue ao Fabiano. Gostei da mudança. Talvez possa ser ele a substituir o velhote.
Espero que o Helton não fraqueje na Champions.

Plantel - Meio Campo

O Fernando é para mim um jogador extraordinário. Bastará ele lá estar para eu ficar muito mais seguro no campo defensivo. Dá um equilíbrio muito bom à equipa e faz a "limpeza" toda sozinho, permitindo aos outros médios uma postura menos defensiva. Com dois laterais que sobem muito bem, vai ser ainda mais importante manter o equilíbrio. Não temos ninguém que faça o que o Fernando faz e portanto a sua ausência obrigará sempre a mudanças no esquema táctico.



O Moutinho é outro dos nossos jogadores de topo. Espero que consiga esquecer a quase saída pois vamos depender muito do seu desempenho.
O Lucho está bem e cada vez precisa de correr menos para jogar bastante bem. Tem um sentido posicional excelente que lhe permite cortar na antecipação, com diversos desarmes no meio-campo ofensivo. Também já lhe garantiu uns golitos. É o capitão e é indiscutível mas haverá muitos jogos em que terá que ser substituído.



O James é uma complicação. É muito talentoso e tem que jogar muito, mas o VP ainda não sabe bem o que fazer com ele. Como ele não é de facto um extremo, o VP tem que deixar de jogar em 433. O James tem que ser mais do que um substituto do Lucho.


Como sugere a Carlota no comentário ao post anterior, o James podia jogar à frente do trio do meio-campo e atrás duma dupla de avançados (Jackson e Varela).

O Defour e o Castro completam o ramalhete. Serão bancos razoáveis, mas talvez não passem disso. Espero que me engane pelo menos no Castro (tem que deixar de jogar sobre brasa. Está sempre a querer provar que merece ali estar, o que o impede de jogar o que sabe).

Em resumo, acho que temos também um meio-campo forte e com algumas (poucas) soluções de recurso.

Extremos e Avançados

Com a saída do incrível abre-se um mundo de possibilidades nas alas mas, ao mesmo tempo, temos também que ser capazes de jogar noutros sistemas tácticos.



O Jackson é indiscutível e vai jogar sempre.
Para formar uma dupla com o homem ou para o substituir só temos, em teoria, o Kléber, que continua a mostrar muito pouco.
Dará o Varela? Talvez possa render mais aí.
Há ainda os bês. Sebá ou Delatorre terão unhas para poderem dar uma ajuda?
Tenho pena que não haja uma alternativa (ou complemento) de jeito para o Jackson. Podia ser um Éder ou um Lima. 


 

Para as alas temos 3 talentosos jovens (Atsu, Iturbe e Kelvin) e o Varela, que não sei se ainda será capaz de jogar o que já jogou. Cheira-me que se postigou para sempre. Ainda por cima passou a jogar com medo.
Continuo a achar que o Atsu vai agarrar um lugar no 11, apesar das últimas exibições.
Espero que o Iturbe possa explodir e gostava de ver o Kelvin outra vez no meio (naquele lugar para o James atrás do(s) avançado(s)).

Resumidamente acho que temos uma boa equipa e somos o principal candidato ao título, tendo em conta a saída daquela dupla da Luz.
Na Champions temos, no mínimo, que passar aos oitavos.

A principal lacuna do plantel parece-me ser a de um segundo ponta de lança com mais nível.
Muito vai depende do VP e da forma com lida com o plantel.

Veremos como se portam os nossos rapazes, mas espero comemorar o Tri.

PeLiFe

P.S. - O post tinha um erro pois o Defour constava como Argentino. A informação veio do site do FCP. Não é desculpa é uma constatação que demonstra a qualidade do serviço.
Agradeço ao Carlos e ao Jorge o alerta.
O post teve que sofrer algumas alterações pontuais decorrentes da correcção feita.

15 comentários:

  1. Com um meio campo com Moutinho, Fernando e Lucho e depois com James (ontem vi-o fazer uma exibição muito boa num jogo da Colombia) atrás de Jackson e Varela (não renovaram agora com este de quem tu dizes que se postigou?) realmente não precisas do Hulk. Bem, isto se não olharmos para as 54326 vezes que o tipo vos safou contra as equipas do autocarro!

    ResponderEliminar
  2. Tenho esperança (não muita) que o Varela se moralize com a renovação (foi só mais um ano, mas pronto).

    O ano passado não tínhamos nenhum Jackson na frente e por isso precisámos tanto do Hulk para resolver.
    Acho que este ano vai ser melhor e tenho fé nos putos Atsu, Iturbe e Kelvin.

    Vai ser bonita a luta do campeonato. Pena este intervalo da selecção.

    ResponderEliminar
  3. Defour Argentino?
    Bom post, e penso que temos uma equipa muito interessante e equilibrada.
    Tenho saudades do Jesualdo na forma como evoluía os jogadores. Era um professor de futebol, e com a quantidade de miúdos com grande potencial que temos, acho que podia fazer um óptimo trabalho. Já a treinar a equipa, não era grande espingarda.
    Tenho pena de termos de levar mais um ano com o Vitó campeão.
    Apesar disso, acho que para o campeonato chega e sobra, agora para a Champions, espero que seja muito melhor que o ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Está corrigido.

      Não há dúvida que o Jesualdo sabia fazer crescer os miúdos. Mas de facto a treinar era vergonhoso.
      Comparar o último jogo do Porto na Luz para o campeonato com o último jogo do Jesualdo na luz é tarefa impossível.
      O Jesualdo era muito medroso. Totalmente incompatível com a ambição do nosso clube.

      O VP não é nada famoso, mas para mim é melhor do que o Jesualdo.
      Mas para ser melhor vai mesmo ter que chegar aos oitavos na Champions.

      Obrigado pela visita e pelas palavras.

      Cumprimentos
      PeLiFe

      Eliminar
  4. boa análise. também ia referir que a Argentina está a abusar com as nacionalizações, mas o Defour não tem culpa ;)

    abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jorge.

      Se o Defour fosse argentino não tinha internacionalizações.

      Está corrigido.

      Gostei de rever o antigo símbolo no Porta19.
      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
    2. Não é "no Porta19" mas sim do Porta19.

      Eliminar
  5. Caro,
    Boa análise. Pessoalmente este ano achei o defeso do Porto esquisito porque ao contrário de anos anteriores parecem ter deixado alguns buracos, mas acho que isso se deveu a finalmente terem tido que aceitar que as contas do FCP são pesadas demais para um clube português, pelo que se viu assim menos capacidade de investimento (se calhar se tivessem vendido o Hulk mais cedo...)...nem sequer deram a bicada habitual no SLB...

    E passando a explicar os buracos (estamos a analisar só o FCP, eu sei que os outros também os têm), na minha opinião, claro, vejo:
    - o Alex Sandro sem alternativa credível (quem é este cojonés?), sendo que o Rafa não conta desde que assinou (serviu só para pagar umas comissões ao Jorge M.);
    - o Fernando sem alternativa não faz qualquer sentido tendo em conta o que dá ao jogo quando está em campo, pelo menos para mim não faz sentido nenhum mudar um sistema de jogo inteiro só por não haver uma única alternativa à primeira vista (o Defour para mim é um trinco puro, pelo menos jogava assim na Bélgica e joga na Selecção), sendo que no limite até o Souza podia ter dado mais com outro investimento;
    - no triângulo do meio campo vejo apenas 6 jogadores para 3 posições (Fernando, Defour, Lucho, Moutnho, Castro e Kelvin), o que me parece perigoso em caso se haver mais do que uma lesão;
    - sim, vejo o Kelvin mais como um médio interior em vez de extremo, e acho que o James bem trabalhado podia dar um Hulk pois este jogava muito a vir da linha para o meio e acho que o mascarilha já mostrou saber fazê-lo, mas lá está, é preciso trabalhá-lo e nisso ainda não vi grande mestria no VP (terá outras qualidades)...
    - só dois PLç's (apesar dos B's) também me parece curto porque o Kléber é a primeira escolha para substituir o Jackson e se este tem uma lesão prolongada vai ser duro...

    Mas como agora há dinheiro em caixa, desconfio que em Janeiro vamos ver acertos, no entanto até lá parece-me que (à semelhança de outros) vai ter que haver muita gestão.

    Abraço

    Gonçalo

    P.S. Curiosamente vendo posição a posição (e ópções para a mesma), até me parece que o Sporting terá o plantel mais completo este ano...não digo melhor mas mais igualitário na qualidade de ópções que tem para cada posição. Tem é que mamar com o Sá Leão a brincar aos treinadores e isso chama-se uma fogueira de ativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa a tua análise às lacunas do FCP.

      Eu acho que não dá para ter alternativas muito boas pois não se aguentam no banco. Se no caso dos centrais é essencial haver uma alternativa boa (que há. o Mangala), nas laterais não me parece tão importante. Claro que há sempre a possibilidade das lesões. Mas aí, como tu bem disseste, há muitas posições em que não estamos cobertos.
      O Miguel Lopes desenrasca e vais que o Quiñones ainda te vai surpreender. Não é nenhum Melgarejo, mas não deve ser assim tão mau. Foi colega do James nos sub-20 e o POrto domina aquele mercado. Veremos.

      Tenho medo é que em Janeiro se vá o Moutinho. Tenho esperança de estarmos a fazer uma boa Champions nessa altura e o PdC não querer desperdiçar uma oportunidade.
      Acho que não vão existir grandes compras em Janeiro, a menos que saia o baixote.

      Quanto ao Sporting, concordo contigo. Grande plantel. O que seria com um treinador a sério? Veremos se o Sá se aguenta.
      "Fogueira de activos" é mesmo muito bom.

      Abraço.

      Eliminar
  6. Já agora duas perguntas a quem está mais por dentro da realidade do FCP:
    - que eclipse é que se passou com o Rolando titular da Selecção e quase vendido à Juve por 20M?;
    - por que tarde o Iturbe em aparecer? nem na pré-época joga...

    Abraços

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  7. Titular da selecção? Nem depois da saída do Ricardo Carvalho.
    É um merdas. Nunca foi nada do outro mundo e acha-se fantástico.
    E agora ninguém o quer. Devia ter ido o ano passado. Ele e o Álvaro.
    Espero que amargue.

    ResponderEliminar
  8. LÁ POR FORA, NÃO ANDAM DISTRAÍDOS...

    «En la última champions caéron con Chelsea después de dos juegos donde han sido muy mejores. Este año ya han metido una manita al Real y en la liga Portuguesa si no fuera por una ya habitual protéccion de los colegiados al Oporto tendrían sido campeones, de bien largo»

    Zubizarreta, Director Desportivo do Barcelona!

    ResponderEliminar
  9. As minhas apostas para esta época são as melhores! Estamos a fazer um inicio de época brilhante :-)

    Carrega Porto!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Sou o responsável pelo site www.salasdeimprensa.pt, no qual apresento vídeos de entrevistas, conferências de imprensa, comentários ou reportagens. Normalmente, apresento jogadores, treinadores e dirigentes em discurso direto.

    Estarão dispostos a adicionar o meu site ao vosso blogroll?
    Se sim, adicionarei o V/ blog no meu blogroll.

    Cumprimentos,

    Manuel

    www.salasdeimprensa.pt

    https://www.facebook.com/salasdeimprensa

    ResponderEliminar
  11. SAKANA E SAKANAGEM ESTÃO DE VOLTA!

    http://sakanagem69.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."