15 de junho de 2012

As contas do apuramento e a Espanha nas meias finais

Desculpem, mas estas contas são mesmo f...lixadas.
Não pela complexidade, mas pelo resultado.


Como me estava a começar a custar acreditar, fui ler as regras.
Estão no site da UEFA, que pode ser acedido pelo novo link temporário que coloquei em cima à esquerda. O link é para o calendário, mas daí acede-se ao uefa.com e, em baixo à direita, está o link para os regulamentos.
Outra hipótese mais simples, mas não tão interessante pois não faz uso do brilhante link ali em cima à esquerda, é clicar aqui e abrir o pdf.
O que interessa é parte do artigo 8 e a minha tradução é esta:




Nos comentários do post anterior o António deixou-nos o link para este resumo do zerozero, mais claro do que o texto que tinha postado:



A conclusão dramática, que não vem bem explícita no quadro, talvez para não desanimar, é que mesmo que ganhemos dez a zero à Holanda, se a Dinamarca ganhar 3-2  à Alemanha, somos eliminados.
(3-2 ou 4-3, 5-4, ou por aí fora, desde que seja por um golo e com mais de 2 marcados)


A questão, justa ou injusta, é que não chegamos à alínea d) dos critérios. Como a Holanda não estaria na luta, os jogos com eles não contam puto.


Enfim é o que temos. Mas ainda fica mais confuso.


O 2º lugar do nosso grupo vai jogar com o 1º do grupo dos russos, checos e polacos. O vencedor desse jogo jogará as meia finais com a Espanha (se tudo continuar a correr bem com os nuestros hermanos).
O prémio de ficar em 1º lugar do grupo será, portanto, encontrar os espanhóis apenas na final.


Por um lado queremos assegurar o apuramento e a nossa melhor hipótese é a Alemanha ganhar. Bastar-nos-ia perder por um golo com a Holanda.


Por outro lado, a nossa única hipótese de ficar em 1º lugar (já falei do prémio Espanha, não já?) seria a Dinamarca ganhar aos alemães por 1 a 0 e nós ganharmos aos holandeses com dois golos de diferença (2-0, 3-1, ...). O critério seria, nesse único caso, o da alínea d).


Uma nota para o critério f). No ranking da UEFA estamos em 5º, a Alemanha em 3º e a Dinamarca em 13º. Já agora a Holanda está em 8º. Info sacada através do ainda mais fantástico link do Bert Kassies, ali à direita. [informação do ranking está errada. ver no fundo]


Tudo seria um pouco mais simples se tivéssemos espetado 3 secos à Dinamarca ou sacado um empate com a Alemanha. E tinha dado para ambos.


Espero não ter feito nenhum raciocínio errado, mas parece-me que as contas são de facto estas.
E são, como tinha dito, f...francamente lixadas.


Mas não fujamos do essencial. Não perder com a Holanda. Para inspiração deixo os golaços do nosso Maniche aos laranjas. Muito bom o do Mundial de 2006 e absolutamente fantástico o do Euro 2004.





PeLiFe


P.S. - Nos comentários, o António Costa alertou para este erro relativo ao ranking. De facto este é um ranking publicado também pela UEFA mas que obedece a regras especiais para cada fase final. Para além do local indicado pelo António Costa, o link para este ranking está ao lado do do link para os regulamentos no site da UEFA. Em baixo junto imagem, que inclui o sistema de cálculo. Para este ranking contam apenas os jogos disputados (qualificação ou fases finais) do Euro 2008 (20%), WorldCup 2010 (40%) e Euro 2012 (40%). Neste último, como é óbvio, só contam os jogos da qualificação. Obrigado António Costa e desculpem o erro estúpido.





8 comentários:

  1. Viva

    O ranking da UEFA não é o do Bert Kassies.
    Esse é o ranking por clubes.
    Por selecções, somos os últimos do nosso grupo.
    Esse ranking está acessível no site www.livescores.com, no final da página clica-se em "tie-breaker rules" e (no final da página) aparecem os 16 finalistas ordenados.

    António Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correctíssimo! Em 11º! Com Dinamarca em 10º, Alemanha em 3º e Holanda em 2º. Não nos safávamos...

      Eliminar
    2. Caro António Costa,

      Muito obrigado pelo seu comentário e alerta.

      Já alterei o post, mas mantive o erro com um aviso. Não sei bem o que diz a etiqueta bloguista nestas casos. Faz-me confusão alterar sem alertar pois alguém que já tenha lido pode pensar que está maluco (do tipo "eu li naquele blogue foleiro. Vê. O que? Eu juro que estava ali!"). Por outro lado mantenho a informação errada. Enfim vou tentar saber como é costume fazer-se nestas situações. Já tenho feito pequenas correcções de erros e distracções, mas isto é outras coisa.

      Uma nota adicional: O site do Bert Kassies não tem apenas o ranking de clubes, tem também o de países. Este ranking de países é aliás essencial para elaborar os coeficientes e rankings dos clubes. Qualquer clube que participe numa competição europeia, tem como pontuação mínima a que resulta do ranking do país a que pertence.

      Desculpe o longo texto, mas tenho uma certa mania dos rankings.
      E é por isso que este erro ainda me envergonha mais.

      Uma vez mais obrigado pelo aviso e por visitar o tasco. Apareça.

      Cumprimentos,
      PeLiFe

      Eliminar
    3. Pois é. Não nos safávamos por ali.

      Eliminar
    4. Viva

      Só quis ajudar. Eu também tenho a mania dos rankings e uso o site do Bert Kassies com frequência. Sem querer ser chato, acho que o ranking de países do Bert é baseado na perfomance dos clubes e não das selecções.
      Não acha curioso que estejamos pior classificados por selecções do que por clubes? Foi quase sempre assim.
      É sempre um prazer falar com outros portistas.
      Cumprimentos.

      António Costa

      Eliminar
    5. E ajudou.
      Sim, esse ranking de países é exclusivamente baseado no desempenho dos clubes nas competições europeias.
      Estava apenas a chamar a atenção para o facto do site do Bert ter também ranking de países e não apenas de clubes.
      Mas de facto, apesar de ser de países, não tem nada que ver com selecções.
      Foi confusão minha pois nem pensei.

      Isso de estarmos normalmente pior como selecção do que como clubes, tem um culpado. Felizmente. Se não fosse o nosso Porto era bem capaz de não ser assim.

      Obrigado.
      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
  2. conclusão nr. 1
    acho que dava jeito um Maniche em forma nesta selecção (que não é) de todos nós

    conclusão nr. 2
    esta é a nossa sina, inclusive no futebol: fazer contas e passar a Vida a (re)fazê-las. triste fado nosso...

    conclusão nr. 3
    ainda falta muito para 09 de Julho?

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Três acertadas conclusões.
      Mesmo com o frenesim da selecção e com os olímpicos a caminho, anseio pelo azul e branco a começar a época.

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."