24 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal 1 República Checa 0

Vitória. Estamos nas meias. 
É justíssima e só peca por ser pouco expressiva.


Começámos cautelosos. Para vários entendidos na matéria fizemos mal.
Eu não concordo. Acho que os checos tentaram a sorte deles ao entrar com tudo, na tentativa de nos apanhar de surpresa e marcar um golo. Depois punham-se todos (ainda  mais) lá atrás a ver se aguentavam.
Nesses 10 a 15 minutos tentámos mais desfazer do que fazer.
A partir daí, pegámos no jogo e fomos muito superiores. Mesmo quando ficámos a ganhar.


O Jorge, no Porta19, tem uma imagem linda com as balizas de cada selecção e as respectivas tentativas de golo. Eles têm 1 do Baros e nós temos 19. Diferença brutal.

E estamos a jogar com menos do que 10.
Com 10 seria se jogássemos sem ponta de lança. Com o Hugo Almeida é pior. Prova disso foi o golo certo que o Hugo Almeida roubou ao Ronaldo, marcando de cabeça claramente em fora de jogo, quando o Ronaldo estava nas costas dele completamente sozinho e sempre em jogo. É miserável. Enfim, só espero que seja o Nélson a jogar as meias.


Depois do tal período inicial de grande pressão dos checos, estes foram recuando e acabaram por ficar a defender muito atrás e com o povo todo.
Ainda não tínhamos tudo oportunidade de jogar contra uma equipa a fechar-se muito. E usualmente temos muitas dificuldades e ficamos sem saber o que fazer à bola.
Desta vez foi bem diferente. Fomos capazes de criar, uma vez mais, muitas oportunidades de golo.
E, como referi há uns posts atrás, esta é a única forma de podermos ganhar (e isto é válido tanto para selecção como para o FC Porto, diga-se de passagem).
Não somos capazes, nem nunca seremos, de jogar como os italianos ou os gregos.


Depois de muito tentarmos, lá acabámos por marcar, com o suspeito do costume a fazer a diferença.


Grande momento, registado nas fotos em cima.
Ainda não sei quem recuperou a bola, se é que a jogada não começou nossa.

O Meireles recebe a bola no meio do meio-campo deles e atrasa para o João Pereira, que dá logo na direita para o Nani. Este, sofrendo falta, aguenta-se muito bem e faz um passe fantástico para o espaço vazio (são raros estes movimentos que fazem lembrar os passes para aqueles afundanços). O Moutinho, que já tinha iniciado a corrida quando o Nani fez o passe, dá um pequeno toque para receber e desviar a bola do checo e passa por ele com uma velocidade incrível. Depois saca um cruzamento fabuloso, que felizmente (ou melhor, de propósito) passa por cima do Almeida, aparecendo o Ronaldo a ganhar a posição com uma rapidez brutal e a cabecear "como mandam as regras" e a conseguir, finalmente, bater o Cech.

Destaques:
  • good stuff

Ronaldo - Melhor em campo. Pela segunda vez consecutiva. Por tudo e pelo golo. Por ser um verdadeiro super-homem que está uns degraus acima do resto dos mortais e que está o jogo todo a tentar incansavelmente ganhá-lo.
E por ter momentos  mágicos como este (em baixo), em que recebe de peito no ar (passe fabuloso do Meireles) e roda limpando dois checos e remata ao poste. Muito bom. É o maior.


João Moutinho - Não foi o melhor, mas esteve lá muito perto. Se o Cech não tivesse feito uma defesa incrível naquele remate de fora da área, poderia ter sido (Viram o Nani a deitar-se para não prejudicar esse remate? Lindo).
Fez um jogo espectacular. Principalmente na segunda parte, foi um 10 a sério que correu o campo todo um monte de vezes e fez jogar toda a gente.
A jogar assim, fico com muito medo que o venham cá buscar. Pode jogar em qualquer lado. E joga tanto melhor quanto melhor são os companheiros de equipa. Por isso é que já joga mais no FCP do que jogava de verde e branco e imagino que venha a jogar ainda mais se se mudar para um Madrid, Barcelona, United ou City.
Em baixo o momento em que o Moutinho vê o Ronaldo marcar, depois de fazer aquela corrida e aquele centro. Do melhor.




O resto da malta exceptuando o Hugo Almeida - Todos muito bem e a jogar nos limites do esforço e da concentração. Centrais impecáveis e laterais a subir (JP quase marca!). Meireles melhor (menos os remates, que continuam miseráveis) e Veloso continua muito bem. Nani bom, mas um pouco pior. Patrício menos nervoso.

  • not so good stuff

Hugo Almeida - É mau de mais. Roubou um golo quase quase certo ao Ronaldo e falhou duas oportunidades de ouro. Centros teleguiados do Meireles e do Coentrão que apanham o gajo inacreditavelmente isolado à entrada da pequena área. It doesn't get better than that.
Por favor PB põe o Nélson.

E agora que venha a Espanha.
Vou perder uns anitos de vida a ver isto, mas estou confiante.
Já nos estou a ver campeôes da europa.

Em baixo o resumo em HD e as habituais ficha de jogo e estatísticas da UEFA.



PeLiFe

2 comentários:

  1. Tal e qual!
    E depois de ver a Espanha, ainda com mais fezada fiquei de que isto é nosso!!!!

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."