24 de junho de 2012

História do FC Porto: 1984 / 1985 - Campeões

Depois de 5 anos sem ganhar o campeonato e acabados de perder na final da Taça das Taças, esta era uma época que prometia.


Eurico, Lima Pereira, Inácio, Vermelhinho, João Pinto e Zé Beto.
Frasco, Gomes, Jaime Magalhães, Quim e Futre.

Não continuámos com o António Morais (mal, na minha opinião de puto de 14 anos acabados de fazer) e fomos buscar o Artur Jorge, que tinha sido adjunto do Pedroto em Guimarães, que entretanto falecera.
O Morais, que substituiu o Pedroto em Dezembro de 83, fez uma época muito boa pois, apesar do segundo lugar a 3 pontos do Benfica, levou-nos à nossa primeira final de uma Taça Europeia. E não ganhámos à Juventus por bem pouco.


E estamos a falar da Juventus que, na altura, era capaz de ser a equipa mais poderosa da europa (e  portanto do mundo, claro).
Na época anterior perdeu a Taça dos Campeões na final para o Hamburgo, treinado pelo austríaco Ernst Happel. O capitão era o Hrubesch e andava para lá o Kaltz e o Felix Magath, que marcou um golaço nessa final e que se tornou um treinador de sucesso.
Na época seguinte ganhou a Taça dos Campeões contra o Liverpool (naquele jogo de má memória no Heysel Park).
Quando perdemos a final, a Juve, que era treinada pelo Trappatoni, tinha lá o Tacconi, Gentile, Cabrini, Scirea, Tardelli, Platini, Boniek e Paolo Rossi, entre outros.
Quem acompanhou o Mundial de Espanha de 82, em que a Itália foi campeã, conhece esta malta toda.
Perdemos contra eles mas jogámos muito e fomos roubados.
A equipa do Porto que jogou nesse jogo está lá em cima à direita. Sempre. Ou não fosse este o Basel84.

Mas chega da época anterior.
O defeso foi bombástico.
Vamos buscar o Futre ao Sporting, que nos levou logo de seguida o Sousa e o Jaime Pacheco, numa manobra audaciosa do Sousa Cintra (voltaram a casa dois anos depois, claro).
Estas trocas com o Sporting são incríveis. No ano anterior tinha sido o Gabriel e no anterior o Romeu. Ambos para Alvalade. O Inácio tinha vindo para cima ainda antes disso. E depois disso ainda houve o Gomes, o Oliveira, o Rui Jorge, o Costinha (!), o Peixe (!), o Clayton, etc..

Eurico, Lima Pereira, Inácio, Gomes, João Pinto e Zé Beto.
Vermelhinho, Frasco, Jaime Magalhães, Quim e Futre.
Fomos campeões com 8 pontos de vantagem sobre o Sporting e 12 sobre o Benfica. 
Em 30 jogos perdemos 1 (com o Boavista, logo na 2ª jornada) e empatámos 3 (0-0 nos dois jogos com o Sporting e com o Vizela, fora, na antepenúltima jornada. Já seríamos campeões?). 78 marcados e 13 sofridos.
Ao Benfica ganhámos em casa 2-0 e fora 1-0. Os 3 golos do Gomes.


Ganhámos a SuperTaça ao Benfica (em 4 jogos. Nos dois últimos ganhámos 3-0 em casa e 1-0 da Luz) e perdemos com eles a Taça de Portugal (3-1).

Na Taça das Taças foi miserável, ao sermos eliminados logo na 1ª ronda pelos galeses do Wrexham. Nós os vice-campeões!
Depois de perdermos lá 1-0, ganhámos cá 4-3, com o golo deles aos 89'. Frangos diversos do Borota, que substituía o Zé Beto nos jogos internacionais, depois deste ter sido castigado pela UEFA na sequência dos protestos na Final da Taça das Taças. Na altura o que se dizia é que ele tinha tirado a bandeirinha da mão do fiscal e afinfado com ela na cabeça do incompetente. Não sei se foi, mas se foi, foi bonito. Deve ter sido nessa altura que o Platini ficou com pó ao Porto.


Para além do onze das duas fotos (a posição muda um pouco, mas são os mesmos), jogaram André, Quinito, Semedo, Eduardo Luís, Walsh, Ademar, Costa, Mito, Borota, Paulinho Cascavel, Jacques e Mariano. (o Borota só os jogos com os galeses e os 3 últimos só entraram uma vez cada um).


Para mim estes eram os 5 melhores. Os dois primeiros nem se fala. Os outros 3 eram belíssimos jogadores. Nos seus tempos áureos teriam lugar em qualquer equipa. 






Grande equipa. Bom futebol. Finalmente campeões outra vez.
A última vez tinha sido em 78/79. Tinha eu 8/9 anos.
Soube tão bem.
E depois disto, com excepção de três anos no início do milénio (Sporting dois e Boavista um), nunca estivemos mais do que um ano sem ganhar o campeonato.


Para nos podermos recordar, deixo 3 vídeos: os dois jogos contra os galeses e um jogo contra o Varzim, nas Antas, da 9ª jornada do campeonato nacional.

Wrexham 1 FC Porto 0 - Set. 1984 - Race Horse Stadium, Wrexham

FC Porto 4 Wrexham 3 - Out. 1984 - Estádio das Antas, Porto

FC Porto 5 Varzim 1 - Nov. 1984 - Estádio das Antas, Porto


PeLiFe


NOTA: Com este post faço mais uma adição às equipas do FC Porto que constam na coluna da esquerda. Esta é a oitava e comecei na época de 1977/1978. Na legenda da foto de um onze da época, não necessariamente o mais representativo, constam ainda os nomes dos jogadores que ficaram de fora da foto mas que jogaram mais jogos nessa época.
Do lado direito, para além da foto da final de Basileia de 1984, consta já a foto da final de Viena de 1987. Continuarão a aparecer naquela zona fotos de outras finais europeias do FC Porto. Na legenda incluem-se as substituições. O treinador do jogo ainda não consta, mas vai passar a constar.

4 comentários:

  1. O Jacques de que falas era aquele do Braga? Lembro-me dele dos cromos... Quanto ao Gordo ser belíssimo é muito discutível! Se bem que eu só deva estar a recordar os jogos de quando ele já era efectivamente Gordo!...
    Volta lá à selecção que isto de comentar posts do fcp não tem piada nenhuma! :)

    ResponderEliminar
  2. Era esse sim senhor, mas já decadente.
    O gajo chegou em 81/82 para ajudar o Walsh (que tinha vindo na época anterior) a tentar esquecer o Gomes, que tinha rumado a Espanha.
    Chega e no 1º ano o Jacques marcou 34 golos, dos quais 27 no campeonato.
    Foi um fogacho, porque em 82/83 o Gomes voltou e o gajo foi desaparecendo. 17 jogos e 5 golos em 82/83. 25j / 9g em 83/84 e, finalmente, 1j/0g em 84/85.

    O gordo antes de ser gordo era de facto um monumento.

    E a selecção agora acabou. Só vai dar Porto.

    ResponderEliminar
  3. leportista. Vivas p'ra todos;
    Quanto hà primeira foto terei sempre de a colocar no cimo da piramide por duas razoes, a primeira é pelo simples facto de ser o bibota. A segunda é porque tive a sorte e honra de sermos criados juntos. UM AMIGO DE ENFÂNCIA.
    Saudaçoes tripeirinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo caro leportista.

      O bibota foi o meu primeiro ídolo do FC Porto. Só o Jardel conseguiu atingir os seus níveis de excelência. Que jogador e quantos golos. Ouvidos na rádio. Ferrrrnando Gomes!
      Um grande abraço para ele.

      Obrigado pelo comentário e venha sempre.

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."