17 de junho de 2012

Opalenica na Polónia. Sede de Portugal no Euro 2012

O Nome atraiu-me logo. Opalenica. Com um tz no lugar do c. Lindo.

Soube na altura que Opalenica ficava na Polónia, o que era um pouco estranho porque os nossos três jogos eram na Ucrânia.
Mas não me pareceu nada demais. Pensei que, sendo países vizinhos, tínhamos encontrado um local melhor e perto, mas já do outro lado da fronteira. E o facto de a Polónia estar bem distante da Ucrânia em termos civilizacionais, também deve ter pesado, o que é normal.

Tudo bem, até que fui espreitar no bingmaps.

Alguma informações e imagens:

Opalenica (B) fica a mais de 800km de Lviv (A), onde fizemos os dois primeiros jogos, e a mais de 1.600km de Kharkiv (A), onde vamos jogar mais logo com a Holanda.
Fica na Polónia, mas do lado contrário da Ucrânia, a cerca de 130km da Alemanha e a pouco mais de 200km de Berlim.




Para se ter uma ideia, do Porto a Paris são 1.560km.




Para além das vantagens que referi acima, Opalenica (vale sempre a pena repetir mais uma vez), por causa destas distâncias aos locais dos jogos, não tem por lá adeptos de volta deles a perturbar.


Há ainda a visão optimista de ficar a menos de 350km dos locais dos quartos de final.


A escolha parecia estranha, e não tem de facto a vantagem das distâncias nesta fase de grupos, mas se calhar até está bem pensado.
E o local onde estão não tem mau aspecto...




É em Opalenica. Não sei se já tinha dito.


Enfim, que sei eu?


PeLiFe

5 comentários:

  1. As distâncias já serviram de desculpa em 1966 quando fomos aldrabados pelos Ingleses...
    A mim parece-me uma escolha sem sentido! 1600km (não fazia ideia que eram tantos) para ir fazer um jogo da fase de grupos é inacreditável!

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Já não me lembrava dessa de 66.
    Sim, apesar das vantagens que falei, custa a acreditar que não tivessem encontrado algo de jeito um pouco mais próximo.
    Eu estava a trabalhar com a TV acesa no dia do jogo e vi a chegada live a Opalenica. Eram, se não me engano, umas 3 e meia da manhã (das nossas). Não estava ninguém à espera deles. Só jornalistas e poucos.
    No dia seguinte treinaram às 10h da manhã (das deles).
    De facto não parece a melhor forma de fazer as coisas, mas enfim...

    ResponderEliminar
  3. Já tinha pensado na questão dos quartos de final, dado até que o calendário não era muito castigador na fase de grupos.

    Hoje, já podemos dizer que estamos bem melhor aqui, perto do local dos quartos, do que perdidos lá nos confins de algum ex-gulag ucrâniano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Right. Estamos onde temos que estar!

      Eliminar
    2. Pois, agora está do melhor! Se tivéssemos ido com os porcos de certeza que esta iria ser, para muitos, uma das razões da desgraça...

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."