10 de junho de 2012

Portugal 0 - Alemanha 1

Perdemos mas gostei.
Gosto pouco de vitórias morais e não é disso que se trata.


Fizemos um bom jogo, suportado em dois pontos que, para mim, são essenciais para que se produzam bons resultados (na maioria das vezes, claro).


O primeiro e mais importante é a segurança da defesa.
Para além do golo, recordo apenas um par de defesas do Patrício, de dificuldade relativamente reduzida. Contra uma Alemanha que tem que deixar no banco um Klose, é muito  bom. Estiveram seguros e não deixaram de atacar (quase só o Coentrão, eu sei, mas o Pereira ainda lá foi e com perigo).
Mesmo após o golo, naqueles 20 minutos em que tirámos o Meireles e fomos para a frente com tudo, conseguimos não ter a equipa muito desequilibrada atrás. Mesmo com o Kroos e o Klose fresquinhos, não conseguiram voltar a criar perigo.


Quanto ao golo, foi um lance de azar. O ressalto super manhoso nas costas/braço/perna? do Moutinho traiu por completo o Pepe, que estava a cobrir o Gomez. O João Pereira ainda aparece a tentar incomodar, mas é já em desespero pois ele estava a cobrir o Podolski. Até o Patrício voou bem, mas ela entrou mesmo ao canto. Não culpo ninguém no lance. 




O segundo ponto é a capacidade de criar oportunidades de golo. Tendo em conta o adversário que é, e a forma pouco atrevida como jogou, acho que criámos oportunidades em número suficiente.
Pena é que não tenhamos um ponta de lança ao nível do resto da equipa. Faz lembrar o Brasil de 82 com aquele miserável Serginho à frente duma equipa de sonho. Nós não somos assim tão bons nem o Serginho era assim tão inútil como o Postiga, mas percebe-se a ideia, certo?


Estou agora mais esperançado na selecção do que estava antes de começar o jogo. Acho que temos boas hipóteses de passar o grupo. É "só" ganhar os outros dois jogos. Na 4ª feira já vamos ver.


Para terminar, os destaques:

  • good stuff
Coentrão - O melhor em campo. Secou o Muller (que considero muito bom) e ainda fez umas poucas jogadas excelentes. Afinal não desaprendeu em Madrid. Estava com algum receio. No último Mundial foi, para mim, o nosso melhor jogador.


Centrais - Tanto o Pepe como Bruno Alves estiveram muito bem. Limparam tudo e quase sem fazer faltas. Não me recordo de falhanços. Se os houve, não terão sido relevantes.


Miguel Veloso - Esteve muito bem. Correu, cortou, lutou e construiu. A jogar assim o lugar é dele. Este homem pode valer muito mais do que um Génova. Não sei é se ele se vai dar ao trabalho.


Ronaldo - Quando teve bola, foi rápido e perigoso. Esforçou-se, desequilibrou, não fez fitas e não andou a pedir faltas.


Nélson Oliveira - Podem dizer que quase não se viu mas, mesmo assim, fez bem mais do que o Postiga e , no lance mais perigoso, conseguiu aguentar a bola, rodar e fazer o passe/centro que o Varela não conseguiu marcar. Não acusou a estreia (!) na selecção. O Postiga esteve mais "em jogo", mas essencialmente pelas estúpidas usuais faltas atacantes, incluindo aquela sobre o Neuer que deu amarelo.


Varela - Entrou muito bem. Sem medo e capaz de se envolver rapidamente em várias boas iniciativas de ataque. Pensei que o PB apostasse mais no Quaresma, mas pelos vistos não.

  • not so good Stuff
João Pereira - Apesar de não ter deixado que os alemães (Podolski) criassem grande perigo pelo seu lado, pareceu-me que foi o nosso jogador mais fraco. Pareceu algo desorientado e sem a raça que o caracteriza. Pena que já não tenha que se esforçar para tentar ser vendido.


PeLiFe

5 comentários:

  1. Concordo com apenas duas ressalvas.

    1) A defesa esteve bem.

    A única abébia clara que me apercebi foi o Bruno Alves a ser papado pelo Gomez, já depois do golo. A Alemenha faz um passe rasgado a partir do centro do terreno, para a direita onde não está ninguém. O lance desenvolve-se pela idreita em grande velocidade. Gomez sobe pelo centro e numa primeira fase BA acompanha e controla Gomez, mas depois inexplicavelmente fica especado e é totalmente papado pela velocidade de Gomez. Quando o centro é realizado já o Bruno está totalmente batido. Não foi golo por sorte. Não consigo dizer a que minuto da 2ªparte se deu, mas é no 2:28 do filme anexo:

    http://myonlinearena.blogspot.pt/p/football-highlights_10.html

    Não se pode ser condescendente daquela forma quando se está a perder e a Alemanha (e o Gomez) está com a motivação no máximo.

    2) Não percebo o que se tem a perder a 15 segundos do fim, no último canto do jogo a favor de Portugal, em não deixar o Bruno Patrício subir até à área da Alemanha. Sempre era mais um, mais que não fosse a necessitar de marcação.

    Com os 3 pontos perdidos, cautelas para quê ?

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão nos dois pontos.
    No primeiro, de facto esqueci-me desse lance. Foi falha.

    Quanto ao segundo, fartei-me de gritar na altura pelo Patrício, mas incompreensivelmente não apareceu. Também não percebi porquê.

    ResponderEliminar
  3. Possivelmente o PB já está a contar com o desempate por diferença de golos e não quis arriscar sofrer mais uma batata...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António,

      Com esses calculismos é que nos lixamos às vezes. Se calhar ao PB também lhe agradava o empate e deu no que deu.

      Eliminar
    2. Infelizmente eu também acho que foi esse pensamento merdelim do PB. É triste.

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."