12 de junho de 2012

Portugal - Dinamarca: Breve Antevisão

Não é breve, é muito breve (será desta que consigo fazer um post curto?)


Que mudava para o jogo da Dinamarca? Aparentemente o PB não mudava nada.


Eu tirava o Postiga e punha o Nélson Oliveira a jogar.
De resto mantinha todos.
O espírito é que tem que ser o dos últimos 10 minutos contra a Alemanha, mas desde o início.




A bluegosfera que costumo ler não aprecia muito o Nélson Oliveira (NO) e falam muito em fretes ao Benfica, tendo em conta o reduzido tempo de jogo e os zero golos para o Campeonato.
Facto são factos e não há grande coisa a dizer. Stivéssemos avançados de jeito, o NO não seria convocado e, se fosse, na melhor das hipóteses jogaria uns breves minutos. O problema é que não temos.


O NO tem que ser visto em termos relativos e não absolutos. O importante é compará-lo com as alternativas que temos: Postiga e Hugo Almeida (estou a excluir a hipótese Ronaldo no meio ou jogar ele e o Nani sós na frente, como referi no post de há uns dias, pois o PB não parece estar para aí virado).
Olhando para os três, escolho o NO. Sem dúvida.
   
Para mim o NO vai ser o ponta de lança da selecção nos próximos 10 anos. Mas não é pelo que já jogou, é por aquilo que me parece que pode vir a jogar.


Posso estar enganado. No final da época de 2002/2003 eu também dizia que o Postiga, na altura com 20 anos, era bom jogador.




Já o Hugo Almeida nunca me enganou. Tem boa técnica e óptimo remate (pé e cabeça), mas não tem faro de golo e é limitadíssimo. A quantidade de vezes que faz a escolha errada (a quem passar, remate com força ou colocado, para um lado ou para o outro, passo ou remato, etc.) é incrível.




Já me alonguei, eu sei.


Quero apenas dizer que, apesar do que escrevi, gosto bastante dos dois rapazes. Acho que são ambos boas pessoas e, sendo ex-jogadores do FCP, não me lembro de os ouvir dizer alguma coisa que me chocasse sobre o nosso clube.
Espero que sejam muito felizes e que joguem futebol até não aguentarem.
Só não quero que joguem na selecção e, mais importante ainda, no FC Porto.


Para acabar, que fique registado que eu acho que vamos ganhar.
E cheira-me que o Ronaldo vai começar a brilhar e o NO ainda vai meter uma batata.


Ganhar com golos do Postiga ou do Almeida também serve.


POR-TU-GAL!


PeLiFe

13 comentários:

  1. 3-1 é o meu vaticínio...Que seja com hat-trick do Helder!!! O anormal merece!O gajo só pode andar a dormir com o PB! Olha que deve ser dose!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/2012/06/portugal-vs-alemanha-agora-com-mais.html

      A melhor análise que li do Portugal-Alemanha...

      Eliminar
    2. 3-1 era excelente! E depois dos três o Postiga embala ou seca a fonte até Setembro?

      A melhor, sem dúvida!

      Eliminar
  2. Eu sem dúvida q jogava com Nani, Ronaldo e Quaresma. Nem Helder, nem NO! 4x3x3 simples e com os três estarolas a fazerem de Iniesta, Xavi e Messi (bem, mais ou menos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na ausência de um PL a sério, era mesmo assim. Todos sempre de um lado para o outro com os defesas sem saberem quem marcar. Se o Quaresma não estivesse bem o Varela também podia fazer isto. Ele descai bem para o meio.

      Mas o PB não vai nisso.

      Eliminar
  3. Sim, sim, metia o Varela em vez do Quaresma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim era revolução mesmo! Como vcs dizem...

      Não temos PL mas a cartilha do futebol moderno a isso não obriga.

      Temos bons extremos e outros jogadores lá na frente de muito bom nível, que poderiam consituir uma constelação, certamente melhor que a abordagem clássica baseada no serviço a um PL que, como dizem e com razão, qualquer que ele seja será sempre mediano.

      Agrada-me especialmente o Varela... já tenho mais reticências em relação ao Quaresma. O míudo cigano parece-me demasiado inconsistente tanto pode ser génio como especialmente desinspirado ou fussanga...Na selecção parece-me ter estado sempre neste último registo mas fica sempre a questão se este será ou seria o dia em que poderia desequilibrar.

      Em qualquer dos casos uma solução que incluísse malta lá na frente como o coentrão, nani, ronaldo (estes, claro, inquestionáveis) Varela, eventualmente o Quaresma e, porque não, o Hugo Viana a fazer de médio de transição ofensiva seria seguramente mais rasgada do que manter uma solução "segura", mas mediana....

      Mas isto são divagações porque eu de bola não percebo mesmo nada.

      Eliminar
  4. Bom estão no tunel de acesso...O Postiga está lá. Porque é o Paulo Bento é tão casmurro ?

    Vamos ver se é o hat-tick como diz o António.

    ResponderEliminar
  5. Breve "Análise" do jogo, ainda a quente:

    POSITIVOS:

    - Postiga e Varela (para mim não há herois, todos os golos são essenciais e não só os que aparecem nos últimos minutos). Aqui foi uma no cravo e outra na ferradura. Tinha ciriticado o Postiga e apoiado a entrada do Varela e afinal foram os dois decisivos.

    - Grande resiliência, psicológica e física da equipa;

    - Nani e Pepe em grande forma. Para mim o melhor jogador do jogo acabou por ser o Nani;

    - Também gostei Bruno Alves e do Meireles. O Miguel Veloso não este mal assim como o Moutinho.

    - Patrício seguro na baliza. Não foi mal batido em nenhum dos golos.

    - O João Pereira, subiu de rendimento. Pelo menos não se evidenciou como elo fraco da equipa, sendo que foi apoiado por Nani em funções defensivas (também aqui que exibição do Nani);

    - Nelson Oliveira: tudo somado acho que cumpriu e não se notou que era um jogador sem experiência de grandes palcos.

    NEGATIVOS:

    - O Coentrão pareceu-me em subrendimento. Dizem que ele jogou bem, mas creio que não foi o Coentrão que conhecemos. Não é normal quando o João Pereira sobressai mais do que o Coentrão.

    - O Ronaldo, não pela exibição em termos absolutos (continuou a ter alguns momentos de rasgo) ou mesmo relativamente à exibição média da equipa, mas face ao seu potencial. Muito abaixo do que pode fazer. Isto num cenário em que me pareceu ter mais liberdade do que encontrou na Alemanha lá com o Boateng (ou como é que se chama) em cima do gajo o tempo todo. Ainda assim, paradigmaticamente, tão bom que é, a equipa ficou melhor com os seus 90 minutos em campo, do que ficaria sem ele na equipa. Não gostei da passividade defensiva em alguns momentos, o oposto a Nani neste capítulo.

    - O adormecimento da equipa que se notou em alguns momentos. Alguma inconsistência da atitude ao longo do 90min. E depois admiram-se dos golos em suposta contra-corrente.


    No global, uma conclusão que podemos tirar que creio que acho que tem o seu quê de positivo: Hoje ficou claro que mesmo com o Ronaldo sem resolver e a desperdiçar a equipa tem recursos para superar e resolver. Está desfeito o mito que tudo depende do Ronaldo.

    Isto era para ser breve, mas parece que a bola tem aquele condão para a verborreia mental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a bola tem aquele condão para verborreia mental". Gostei. Deve ser isso. Bela análise. E a quente. Fico com pouco por dizer :-)
      Abraço.

      Eliminar
  6. ... e lá ganhámos, com um golo do jogador mais improvável: Silvestre Varela - relegado à figura de «herói da nação», cinco dias depois de ter sido "crucificado" pelos mesmos que agora o elogiam.

    de facto, cada vez mais tenho para mim que a minha selecção veste de azul-e-branco e o resto são balelas...

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      É verdade. Grande Varela! Dá um certo gozo ver azul e branco nos 3 golos. O canto do Moutinho e os golos do Postiga e do Varela.

      Não digas isso. O coração bateu forte e não foi por causa do azul e branco. Por muito que às vezes nos irritem e nos sintamos mal tratados, sofremos todos pela nossa selecção. É o nosso país. Imagina o gozo de ganharmos uma final contra os espanhóis ou alemães.

      Abraço e obrigado pelo comentário.

      PeLiFe

      Eliminar
  7. Never permit a busy routine retain you from obtaining powerful,
    firm ab muscles. You will be dissatisfied if that is what you
    are expecting.

    Review my web site ... flex mini reviews

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."