17 de junho de 2012

Portugal - Holanda: Preview e Camisola da Selecção Nacional no Euro 2000

Contas esquecidas, que isso agora não interessa nada, vamos à bola.



Os gajos que aí vêm, apesar de terem levado umas ensaboadelas recentes dos nossos rapazes, não são pêra doce e, como me lembrava ontem o meu cunhado, não sei se alguma vez saíram numa fase final logo na fase de grupos e sem qualquer ponto. E são só vice campeões do mundo.

Tenho um receio especial por este trio de topo.


E quem pode deixar este dois no banco, que tinham, de caras, lugar no nosso onze, não pode ser uma selecção fraca.


Huntelaar e Van der Vaart no jogo com a Alemanha

Vai ser difícil, mas estou, uma vez mais, optimista.
O nosso Ronaldo ainda não brilhou, o Oliveira ainda não marcou e o Meireles ainda não acertou um remate.
E estou convencido que ainda vou ver isto tudo acontecer.
Como nestes 3 vídeos (mas sem o Nani a estragar um melhores golos que já vi o Ronaldo marcar. E eu estava no Dragão a ver ao vivo aquela bomba do gajo que nos eliminou da Champions).


A equipa deve ser a mesma, com o mesmo espírito, mas com mais acerto e inspiração e com maior apoio defensivo à esquerda.

Há que tentar ganhar, pois contra estes laranjas deve ser mesmo a melhor estratégia, mas é imperioso não perder.
  • A Camisola do Euro 2000
A camisola em baixo foi-me comprada pelo meu pai no Euro 2000. Salvo erro em Eindhoven, depois da reviravolta do Portugal Inglaterra. Que adrenalina!
Foi a minha primeira (e única) camisola oficial da selecção. É grená e é linda.


Desde então acompanha-me em quase todos os jogos da selecção. Não sei se não terão sido mesmo todos. Acompanha-me no sofá, porque ao vivo foram poucos.

        

              (que bela selecção era esta!)

À semelhança de outras ocasiões, foi assim agora no Portugal Alemanha, em que a levei numa mochila para casa do meu cunhado, para a festa de anos do meu sobrinho. Na altura certa foi vestida para assistir ao jogo.

Neste Portugal Dinamarca, que vi em casa, apercebi-me por volta dos 75 minutos que estava a ver o jogo sem a camisola. Esta mudança foi mal encarada pela companhia (mulher, filha e sobrinha), tendo em conta o resultado positivo na altura. Não liguei, claro.
Mal me sentei com a camisola orgulhosamente vestida, levámos o golo do empate.
Passou-me pela cabeça reformar a camisola, perante exemplo tão claro de uma influência negativa directa no acontecimento real que se estava a passar a mais de 3.500 km de distância.
Felizmente apareceu o Varela e repõs a ordem no universo.

Venham daí os holandeses. Vamos ver se somos nós a limpá-los do mapa e não o contrário, como afirmavam, arrogantemente, os seus jogadores num videoclip que gravaram antes da fase final (Birdie Song). Ninguém os podia parar. Pff.

Entretanto já se sabe que se ficarmos em segundo lugar vamos jogar com os checos. Vingança do Euro 96 em que o Poborsky fez aquela maldade ao Baía e nos mandou para casa?




POR-TU-GAL!

PeLiFe

8 comentários:

  1. A minha é branca com riscas amarelas e azuis nas mangas e gola (para não haver confusões porque aqui em casa o vermelho ou afim já está reservado...). Também me tem acompanhado e já estive para a enfiar na gaveta duas ou três vezes (a última na derrota contra os boches), mas lá voltou com os vikings...

    ResponderEliminar
  2. É bem bonita também. Mas eles chegaram a jogar com ela? Não apanhei fotos.

    A ver se mantemos em uso. É bom sinal.

    ResponderEliminar
  3. AAARHHGGGG!!!! RONALDO! Quartos já está!
    Acho que nunca jogaram com a branca...

    ResponderEliminar
  4. Para mim um dos equipamentos mais lindos de selecção era o da aquipa orientada pelo Humberto Coelho, creio que o que tem a mesma camisola que o Pedro tem.

    Daí até hoje as camisolas têm tido altos e baixos...até às deste Europeu. Adoro ambos os equipamentos, super estilosos, em particular a inovadora camisola branca com a enorme cruz centrada que equilibra nesse grafismo o vermelho e verde. Já para não falar no facto de serem fabricadas com garrafas PET recicladas:

    http://greensavers.sapo.pt/2012/04/17/euro-2012-equipamento-de-portugal-e-feito-com-13-garrafas-de-plastico-recicladas-com-video/

    O vermelho do equipamento principal é também num tom singular, onde mantém a presença o verde na gola (recuperando a camisola da mítica selecção de 1966) e onde sobressai o pormenor da cruz na manga.

    Não sei porquê, mas desta vez foi a primeira que m e apeceteu comprar uma camisola.

    Então e Pedro... assististe ao jogo COM ou SEM ?

    ResponderEliminar
  5. Segue a análise, muito muito breve e superficial pois a forma como vi o jogo não me permite ter uma opinião firme:

    - Postiga, o mesmo zero de sempre.. a determinada altura via-se claramente que era um elemento a mais.

    - Meireles, perdulário.

    - João Pereira, faltoso, mas é verdade que fez o passe de morte para o primeiro do Ronaldo.

    - Coentrão, seguríssimo, subiu face ao último jogo

    - Pepe, mais uma vez um gigante na defesa.

    - Nani manteve o nível de excelência, regularíssimo ao longo de todo o jogo e só foi pena aquela perdida "à Ronaldo"

    - Ronaldo finlamente mais ao seu nível. Temo que a procura insistente do golo a qualquer custo possa limitar outras oportunidades com maior probabilidade de sucesso (golo).. Também vimos neste jogo entradas pelo centro que quebrou completamente as linhas inimigas (por exemplo 1º golo), enfim mais uma possibilidade que se tem discutido muito com o CR7 nesta zona.

    Não gostei da fraca consistência a meio-campo, muitos passes falhados ao longo de todo o jogo e dificuldade de manter o controlo da bola numa fase crucial como nos últimos 10 a 15 minutos, apesar de tudo sem uma pressão muito elevada dos Holandeses. Aliás o que vi dos Holandeses foi uma selecção desorganizada e não muito pressionante , quer da defesa quer no ataque, perfeitamente ao nosso alcance (deduz-se daqui que não acho que esta vitória tenha sido tão espectacular ou difícil assim, face à qualidade que o adversário não conseguiu comprovar em campo.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi com. 15 minutos antes do jogo já estava equipado.

      Grande jogo e bela análise.

      Não posso fazer agora a minha pois estou a bulir.

      Eliminar
  6. Bem observado LVO!
    Relativamente ao Ciganito (JP), independentemente do passe à Iniesta, acho que fez a melhor exibição até agora. Quantas vezes já o tinhas visto no ataque como ontem?
    Acho que a Rep. Checa é mais organizada q a Holanda... Vamos lá ver...

    ResponderEliminar
  7. António, concordo com a análise ao JP, só me enerva é ver faltas estúpidas e sem benefício que podem prejudicar a equipa e ontem o JP esteve à beirinha de ser sancionado.

    Concordo em relação à Re. Checa. Não me esqueço do Poborsky... que me dividiu a alma pelo que nos fez contra a mais valia que era no nosso Glorioso !!

    Já um pouco atrasado, junto um calendário do Euro que vi há pouco. Num único diagrama simples, tem quase tudo sobre a competição:

    http://www.marca.com/deporte/futbol/eurocopa/2012/calendario.html

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."