5 de junho de 2012

Rankings de Clubes da UEFA - Última Década

  Depois de ter escrito sobre os títulos do FC Porto (e dos nossos rivais) gostava de falar sobre os rankings da UEFA.

  Estes rankings são utilizados desde 1999 pela UEFA nos sorteios das taças europeias. São, por exemplo, a razão de estarmos no pote 1 da Champions do próximo ano e o slb estar no pote 2.
  Antes de 1999 funcionava um sistema que evitava que as equipas mais fortes se defrontassem nas duas primeiras rondas e que recorria apenas à pontuação que cada equipa obtinha nos anteriores 5 anos.
  Desde 1999 até à actualidade existiram diversas alterações ao sistema de cálculo. Mais à frente incluo algumas informações sobre o tema.

  A informação em bruto para este post foi toda retirada do fantástico site do Bert Kessies, cujo link está ali à direita. O tratamento estatístico, as tabelas e os gráficos foram feitos por mim.

  Espero voltar a este tema num futuro próximo, não apenas para actualizar este ranking da década no final do próximo ano, mas também para apresentar uma informação mais completa. Pelo menos até 1999, ano do início do ranking. Mas gostava de recuar até 1978 (é uma espécie de ano 0 no futebol para mim e é também o início duma caminhada incrível do Porto).
  Mas vamos ao que interessa.


  • Rankings da Última Década - FC Porto, Sporting CP e SL Benfica
  Em baixo junto a tabela com o ranking de cada uma das três equipas no final de cada um dos últimos 10 anos e a respectiva média.


  Depois de em 2004 ter-mos conseguido entrar no Top10 (fugazmente eu sei), no final de 2011 conseguimos lá voltar e também com um 8º lugar.
  Apesar da nossa prestação miserável na Europa este ano (uma presença na Liga Europa tem que ser aproveitada/compensada com um amealhar de pontos bom e não esta miséria que vai andar a baixar o nosso ranking nos próximos 5 anos), conseguimos, por factores diversos, manter-nos lá em cima, baixando apenas para 9º lugar.
  Temos que fazer o possível por estar nos primeiros dez mas, não conseguindo, há que conseguir não baixar dos vinte primeiros, coisa que, felizmente e com muito mérito, temos conseguido.
  Estivemos em média, nos últimos 10 anos, entre o 12º e o 13º lugar. É bom, mas acho que podemos melhorar e conseguir estar entre os 10 primeiros.
  Outro dado que importa destacar (e que me dá muito gozo) é o facto de ter-mos estado sempre à frente dos nossos compatriotas.
  Aliás, isto é verdade no ranking mas, no ano de 2009, acabámos com a mesma pontuação do scp. À milésima. Felizmente que a UEFA teve o bom senso de nos dar o 19º lugar e entregar o 20º ao Sporting. E foi a nossa classificação mais baixa nesta década.
  O ranking actual dos 3 clubes é muito animador. Estamos todos, pela primeira vez, no Top-20.


  No gráfico destes 10 anos pode apreciar-se a nossa excelente regularidade e os abismos por onde andaram os nossos rivais.

  • Rankings - Equipas Portuguesas
  Por falar em momento animador das equipas portuguesas, achei interessante analisar como evoluiu a nossa presença nas taças europeias.


  Numa década passámos a ter uma equipa no Top 10 (não tínhamos nenhuma), três no Top 20 (tínhamos uma. O Porto, claro) e quatro no Top 50 (tínhamos duas. A segunda era o Boavista. Em 40º lugar).
  No próximo ano vamos ter a terceira equipa directamente no playoff e parece ser uma tendência a manter. Mas para isso temos que ter 4 equipas a pontuar anualmente como deve ser. Ou seja, precisamos de um Braga forte.
  Estou orgulhoso do que temos feito como país e de estarmos à frente de países muito mais ricos e organizados como a França, a Holanda ou a Rússia. E se tudo correr bem podemos estar à beira de ultrapassar a Itália e ficar  apenas atrás dos colossos Espanha, Inglaterra e Alemanha. Ainda conto voltar a este tema do ranking do país com outro post com mais tabelas e gráficos.
  Digam o que disserem, acho que é um feito notável das nossas equipas.
  Desde que não seja o insuflar do balão antes dele rebentar...

        * Rankings - Principais Equipas Europeias
  
  Como estamos a falar dos rankings europeus de equipas, temos que deixar de olhar para o nosso umbigo e olhar lá para fora.
  Reuni as principais equipas dos principais campeonatos. Deixei de fora a Holanda e a Rússia. Critérios. Discutíveis, eu sei, mas pronto.
  São 24 equipas. Há equipas que podem parecer estar em falta, mas, ou têm uma média muito inferior (B. Dortmund), ou há pelo menos um ano em que não apareceram no ranking (M. City e A. Madrid), o que quer dizer que estiveram 5 anos seguidos sem ir às competições europeias.
  Botttom line, as que estão são as que merecem estar, salvo algum erro não intencional.



  No ranking feito pela classificação média na última década, o FC Porto está em 12º. À nossa frente temos o O. Lyon, o Valência e o Chelsea. Atrás de nós a Roma, a Juventus e o W. Bremen.
 O Sporting e o Benfica estão, respectivamente, em 18º e 21º. Not bad.


  O gráfico de todas estas equipas resulta um pouco confuso e menos interessante do que no excel, pois dá para identificar a equipa clicando na linha, ou seja, sem ter que andar à procura da cor e símbolo na legenda. Apesar disto achei que valia a pena mostrar.

  • Situação Actual do FC Porto e perspectivas para 2013
  A situação actual do ranking para 2013 é a da tabela abaixo. A época de 2007/2208 já desapareceu e os coeficientes para 2012/2013 estão ainda a zero.


   Estamos numa boa situação, mas também numa situação difícil.
  Boa porque estamos em 9º lugar e com algumas hipóteses de apanhar o Atlético e o Inter (ambos na Liga Europa). Até mesmo o Arsenal, em caso de hecatombe deste.
  Podemos, no limite, atingir o 6º lugar. Nosso melhor lugar de sempre e o máximo que podemos almejar nesta altura (É aproveitar que os italianos estão em baixo de forma e o Liverpool continua em queda). Daí para cima são monstros. Podemos estar melhor que um ou outro, num ou noutro ano, mas regularmente acima de qualquer um deles ao longo de 5 anos é irrealista.
  Como dizia, a situação é boa, mas também difícil e até perigosa.
  Atrás de nós temos, bem perto, o Lyon (L. Europa) e o Valência (Champions). Um pouco mais atrás, em 13º, temos o Benfica. Com uma agravante: no próximo ano largam a pontuação vergonhosa de 2008/2009, o que os vai fazer dar um salto na classificação.
  Para se ter uma ideia do perigo em que estamos, do salto do Benfica, da miséria que foi a nossa campanha este ano e de, finalmente, como é muito importante que este ano tenhamos uma boa pontuação, deixo a tabela do ranking para 2014.
 Este ranking, como se pode ver, pressupõe que não houve qualquer pontuação em 2011/2012.
  A ameaça de inversão de lugares é muito real e não podemos falhar.
  No mínimo temos que passar a fase de grupos.
  

  • Coeficientes e Rankings da UEFA - Sistemas de Cálculo

  Na tabela em baixo resumi o que me pareceu ser o essencial sobre o sistema de cálculo dos coeficientes e dos rankings da UEFA. No site do Bert estará mais detalhado, mas em inglês.
  Uma nota apenas para uma questão que me incomoda, que é a contribuição do ranking do país para o ranking da equipa.
  Tem vindo a diminuir, é certo (antes de 2004 era de 50% e passou a 33%. Desde 2008 é de 20%), mas amim ainda me parece muito e só serve para eternizar os países mais fortes e as suas principais equipas no topo.
  Que lógica tem uma equipa que perde todos os jogos europeus nesse ano ter direito, apesar disso, a uma pontuação de 20% da do seu país?


PeLiFe

8 comentários:

  1. Uf! Estes são os números! Não aquela estatística idiota que mete o scp como 10ª equipa do mundo!!!
    Quanto ao Benfica só posso estar optimista, um Bull autêntico na análise técnica:). Do fcp não diria Bear, mas já está a andar muito de lado. Mas tens razão, enquanto andar de lado lá em cima...

    ResponderEliminar
  2. O que eu me ri com essa do Sporting em 10º e o Porto em 100º. Lindo.
    Aquelas bestas do IFHS (ou lá o que é), que acham que percebem de bola (o que é ridículo pois são americanos), não podiam fazer coisa mais ridícula.
    Houve uma altura, há já uns anos, em que o Porto comandava esse ranking. Perdeu logo a credibilidade toda para mim.

    Quanto ao Benfica, está de facto com muito boas perspectivas. Já está na melhor posição da década e com boas hipóteses de continuar a subir e entrar no top 10.
    Mas o JJ não veio já dizer que este ano ia dar menos prioridade à Champions e mais ao campeonato? É uma pena se não aproveitam o momento...

    ResponderEliminar
  3. PeLiFe, o meu obrigado pela visita ao 'Paixão pelo Porto' e parabéns pelo Basel 84, um blog bem escrito, de visual atractivo e limpo. Um abraço
    Ricardo Vara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo Vara,
      Eu é que agradeço pela simpáticas palavras.
      Abraço,
      PeLiFe

      Eliminar
  4. Olá Pedro.
    Obrigado pelo comentário no Bitri. Seria posível contactares-me via mail?

    Abraços

    Ricardo SAntos Pinto

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser Sportinguista venho congratular pelo Blog.
    Demonstra muito bem a paixão pelo FCP e deixa relatado, de forma indiscutível os grande feitos e o crescimento nos últimos 20 anos. Paixões não se discutem, sejam elas por carros, clubes, desportos, etc. Está evidente o trabalho e o conhecimento que o PeLiFe tem pelo FCP e é isso que quero aqui enaltecer.
    Estas no bom caminho,
    Abraço
    Paulo Gonçalves

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."