28 de junho de 2012

Euro 2012: Portugal 0 Espanha 0 (2-4 p)

O sonho chegou ao fim.
Fomos muito bons contra os melhores.
Podia perfeitamente ter caído para o nosso lado. Infelizmente foi para o deles.




Não vou fazer a crónica ao jogo. Não há condições.
Estou orgulhoso deles todos e do PB também.


Só uma nota, dita pelo meu pai em conversa no intervalo do jogo: é uma pena não ter-mos um ponta de lança ao nível do resto da equipa (sem o CR). Podia ter feito a diferença.
E também não temos banco, acrescento eu.


Fica para 2014 o nosso primeiro título. Pode ser que nessa altura já o Nélson seja um PL a sério.


Espero que o Basel84 se aguente até lá para voltar a escrever estes textos sobre a selecção. E espero que Portugal se qualifique. Temos o Marat pela frente.


Em baixo junto os 9 grupos e as regras de qualificação. O nosso grupo é o F. Passam os 9 primeiros e os 8 melhores segundos seguem para um play-off. Na comparação entre os segundos não contam os jogos com o 6º lugar. Há um grupo que só tem 5 equipas.




"All 53 national associations affiliated with UEFA will take part in the qualification process, with thirteen qualifying places up for grabs. There will be eight groups of six teams and a single group of five teams. The nine group winners qualify, while the eight best runners-up – ranked according to all their games except for games against the sixth-placed team in their group – will play-off for the four remaining spots." da Wiki.


Para terminar o Euro 2012 e estes textos, aqui fica a Ficha de Jogo, feita sem qualquer vontade, e as stats da uefa.




Cheira-me que isto agora vai ser mais azul do que outra coisa qualquer.


A propósito, quando joga o Porto?


PeLiFe

8 comentários:

  1. É como dizes... nem dá vontade... Fomos uns ossos muito duros de roer e podíamos ter ganho.

    Acho no entanto que de ontem se podem ainda tirar algumas lições (porque num jogo de perfeito equlíbrio como foi o de ontem até ao minuto 90, poderia ser com um detalhes que este jogo poderia ter sido ganho)

    Lanço as seguintes questões/comentários:

    Da Parte de Espanha:

    - Para mim, a Espanha passou pelo que passou, em resultado de dois erros de casting iniciais:

    A) Não compreendo como um jogador como o Pedro Rodriguez não faz parte do 11 titular. A verdade é que tudo mudou com a entrada dele, como já tinha sucedido em jogos anteiores.

    B)Negredo em vez de Fabregas, também não percebi a vantagem da opção nem o que se pretendia atingir

    Da Parte de Portugal:

    - Porquê aguentar o H.Almeida tanto tempo ?

    - A opção Varela pedia-se a todo o custo, mas quando entrou já a equipa estava em deficit físico para conseguir jogar na zona onde ele poderia ser aproveitado. Devia ter ocorrido muito antes, digo até na substituição do Almeida, indo CR7 ou Nani para o centro.

    - Na conferência de imprensa o PB diz que no prolongamento o tempo corria a nosso favor. Não gostei desta postura à espera dos penalities, a 5 minutos dos 120, ok acredito que sim, mas aí todas as equipas jogam para não correr riscos. Revela uma posição conformista. Não acredito que o Mourinho ou o Jesus por exemplo tivessem esse tipo de conformismo. Quando se joga para a lotaria as coisas podem correr mal.

    - Isto leva-me a outra questão. Acho que temos que mudar a nossa postura ao entrar para estes campeonatos. Independemente da qualidade das equipas temos que entrar sempre para ganhar. Não para ir aos quartos de final ou meias-finais. Não quero ser mal-interpretado. Gostei do que vi da selecção e bateram-se muito bem, mas chateia-me a eterna ideia que somos bons mas não para ganhar, apenas para chegar quase lá, o que já é suficiente. Caramba, quando se entra numa competição destas tem que ser para ganhar, assumir e mais nada. Caso contrário lá nos vamos conformando com a nossa qualidade que "só" dá para chegar aos quartos ou às meias finais. Há que mudar essa forma de não compromisso e assumir de uma vez por todas o objectivo de vencer a competição... é que até se viu que tínhamos equipa para isso..

    - Não compreendo de forma alguma a opção do Ronaldo no último penalti. Se admitimos que é o melhor jogador do mundo, então vamos hipotecar as nossas hipoteses colocando os piores primeiro ? Se o Ronaldo tivese marcado e convertido na vez do Moutinho ou do Alves, teríamos direito a mais um "round" com possibilidade da Espanha falhar também. Matematicamente não faz qualquer sentido.

    - Também não percebo o casting dos penaltis. Temos três jogadores frescos e certamente com capacidade para marcar, um deles até é ponta de lança e nenhum deles entra na lista ?? Não vi ninguém a analisar isto, mas para mim é um enigma do caraças e merece explicação porque alguma conclusão se deveria retirar disto. Não são suficientmente bons para marcar ?

    - Afinal os Espanhois tiveram menos 2 dias de decanso, mas após 90 minutos jogavam que nem umas bestas com tudo para cima de nós..isto não dá que pensar?

    - Para mim o Moutinho e o Pepe foram os jogadores mais regulares de todo o Euro e por isso os melhores! Para o Moutinho, falhar o penalty foi um castigo imerecido.

    ResponderEliminar
  2. desculpem o mau Português, mas escorri para aqui as minhas ideias num intervalo de trabalho, sem grande revisão :)

    ResponderEliminar
  3. o início da pré-época do FC Porto está agendado para o próximo dia 02 de Julho.
    ainda há uma certa indefinição quanto aos jogos de "aquecimento" ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Só ainda mais um comentário/pensamento:

    Escrevi aqui há uns "jogos" atrás, que temia que excessiva focalização das soluções no Ronaldo poderia limitar outras opções de golo mais prováveis, leia-se com maiores possibilidades de sucesso. Ontem tivemos uma situação muito relevante que confirma esta visão. Veloso faz um passe de transição para Meireles que rasga uns bons 30 metros com Ronaldo a acompanhar pela esquerda, Nelson pelo Centro e JPereira pela direita. A determinado momento o homem que marca João Pereira olha para ele, mas decide diagonalizar para a esquerda, provavelmente adivinhando que a opção de passe passará por Ronaldo o que realmente aconteceu, apesar de João Pereira estar totalmente isolado e em muito melhores condições de golo.

    É a isto que me referia...pode ter sido só uma situação de má avaliação de Meireles, mas julgo que é o efeito de tudo ter que passar por Ronaldo e que prejudica as nossas hipoteses em certos momentos.

    Aliás o papel de atrair homens a marcar do Ronaldo poderia vir a ser usado a nosso favor em situações deste tipo, criando desequilíbrios, libertando outras peças como nesta situação que descrevo.

    Espero que agora com mais calma o PB analise este tipo de efeitos e corrija o curso da estratégia.

    ResponderEliminar
  5. A Espanha ganha bem! Foi quem tentou mais ganhar o jogo e por isso merece-o. Como já disse o LVO, achámos que o tempo a correr era a nosso favor. ERRO! Se os tipos tinham menos dois dias de descanso, os últimos minutos dos 90 era para cair em cima deles e o que se viu foi ao contrário. O prolongamento foram 30min de espanha e nós a ver...(como aliás é habitual acontecer a qualquer adversário desta espanha e que nós conseguimos contrariar durante 75min).
    Em relação aos penaltis, estou 100% de acordo com o LVO. O Moutinho, já todo rebentado, é o 1º a marcar???!!!!! tá tudo maluco? o gajo é algum especialista? o PB às vezes também tem umas paragens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António,

      Concordo plenamente. Se atentarmos nas reacções do PB após o jogo percebe-se que ele próprio acha que meteu a pata na poça com o casting dos penaltis.

      O alinhamento dos penaltis é das coisas se pode/deve preparar de antemão e que de certerza foi preparada antes, portanto nem se pode atribuir ao stress e pressão do momento. Não percebo o que passou pela cabeça do PB para achar que isto tinha lógica...

      Eliminar
  6. Ah, já me esquecia...
    O Benfica joga com o Real dia 27 de Julho!

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."