18 de julho de 2012

Formação do Sporting. Muito a aprender no Dragão e na Luz.

Depois de ler o texto do Cherbakov no Cacifo e o do Valdemar no Cabelo (onde comentei), achei que tinha ficado ainda com algo por dizer sobre este tema.

Que fique claro, desde já, que para mim o Sporting é um clube único, a nível mundial, na formação de jogadores de qualidade.


Eu, que ando há mais de 20 anos a ver o Porto investir e reestruturar os sectores jovens com resultados quase nulos, é quase irreal a regularidade com que o Sporting consegue lançar na equipa principal jogadores com capacidades muito acima da média.

Não consigo compreender como o conseguem fazer, nem como os rivais não os conseguem imitar.


Para ser ter uma ideia dos números, fiz um levantamento das últimas 5 fases finais e tentei ver (com a ajuda do zerozero) qual a origem de formação de cada jogador. Há algumas situações menos claras, mas dá para ficar com a noção óbvia de qual o clube que forma a maioria dos jogadores.



Em resumo:

E como é a mais recente e a que tem uma maior representatividade do Sporting, em baixo junto a do Euro 2012 (juntei o Carlos Martins pois fazia parte da convocatória inicial).


A diferença é clara e só não vê quem não quer.

É também óbvio que o Sporting não consegue aproveitar de uma forma minimamente aceitável este manancial de talento. Nem desportivamente nem financeiramente.
Mas essa é outra questão completamente diferente e que ficará para outros carnavais aqui no Basel.

O que é um facto é que o Sporting tem, de longe a melhor formação, e tem também a capacidade (ou a limitação, depende da perspectiva) de conseguir colocar jovens portugueses na equipa principal.

Acho que nós (e o Benfica também) temos muito a aprender com eles e é uma pena (e um mistério) que, com o exemplo aqui tão perto, não tenhamos conseguido melhorar minimamente nos últimos 20 anos.

PeLiFe

2 comentários:

  1. Finalmente! E logo 2!
    No outro abstenho-me de comentar...Pura e simplesmente sem interesse :)

    Olhando para estes números e sabendo que isto tem que passar pelas pessoas que trabalham com os putos e não só pelos métodos, porque é que os lagartos estão a limpar a casa? Li algures que despediram os técnicos quase todos, até os olheiros! Quererão seguir as pisadas do Fcp ou do Slb? Estarão tontos? Ou é mesmo assim o Zporting?

    ResponderEliminar
  2. Ainda não percebi bem essa cena do despedimento dos treinadores. Pouco tempo depois li qualquer coisa em que diziam que pelo menos metade iriam ser novamente contratados.
    Deixei de saber como é que ficou.
    Para mim o Porto devia era aproveitar e tentar contratar alguns desses (os melhores de preferência), pois eu também acho que não pode passar só pelos métodos.
    A ver se consigo saber como evoluiu esse assunto.
    E quanto aos putos novos, que dizes deste André Martins? Futuro 10 da selecção?

    ResponderEliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."