29 de agosto de 2012

FC Porto - Análise ao Plantel a 3 dias do fecho

São só 3 dias e há tanto por esclarecer.
Esta altura para mim é um tormento.
Nem me dá vontade de falar ou escrever sobre o assunto.
Não o fiz durante o mês todo, mas vou fazê-o agora que estamos na recta final.

Começo pelos casos já resolvidos, passo ao plantel e termino nos casos dos jogadores excluídos do plantel.


Plantel actual





Excluídos do plantel


O sofrimento está a acabar. Ainda bem.
Veremos como se saem os nossos dirigentes.

É um Tri que está em jogo. Só o fizemos duas vezes.

PeLiFe

10 comentários:

  1. O pior do plantel continua a ser mesmo o treinador, a ver vamos se desta vez decide colocar os jogadores nos lugares certos e conferir algum ordem táctica dentro de campo.

    Continuo a achar que o Kleber nem para a equipa B , é claramente uma caricia de jogador que parece "brilhar" apenas nos treinos. Necessitamos de uma alternativa mais acutilante.(Hipotese Lima, agrada ).

    Uma alternativa a Alex Sandro tambem seria importante ( Rafa, nao faz parte dos planos e Mangala...pois é central )

    Nao percebo o Miguel Lopes no plantel ( Portugues e pouco mais) ; É fraco a defender , pode dar nas vistas a atacar contra equipas pequenas, mas nao sabe defender! Ainda no jogo da supertaça era facilmente ultrapassado pelos adversarios ( nao em velocidade, mas sim por nao se posicionar bem, e aqui a desculpa de nao estar nao melhores niveis fisicos nao funciona) dá-me calafrios quando equacionam po-lo a jogar como defesa direito e Danilo no meio campo!
    Pontos a reter : Nem M.Lopes é Danilo, nem Danilo é Moutinho!

    Sem Hulk e/ou Moutinho o plantel estará mais "fraco", mas essa análise será feita quando o plantel fechar ( dia 31)e se confirmar as suas saidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Carlota,

      Obrigado pelo seu comentário, que muito apreciei.
      O "caricia de jogador" é lindo.
      O Kléber de facto parece bonito demais para ser bom jogador.
      Talvez não seja mesmo. Eu ainda não desisti totalmente dele. Mas estou inclinado para se tratar de mais um daqueles casos que jogam bem em clubes medianos mas não conseguem fazê-lo ao mais alto nível.

      O Miguel Lopes não é assim tão mau. Com mais concentração e melhor colocação pode ser um lateral acima da média.
      Nunca será um Paulo Ferreira ou um Bosingwa, mas acho que serve como banco. E ser Português é bom porque é raro e necessário.
      Também espero que mantenham o Danilo a lateral, porque muito que ele goste de jogar no meio.

      Mas, acima de tudo, receio concordar consigo quanto ao treinador.
      Até ao jogo contra o Benfica (na Luz e para o campeonato) eu não dava nada pelo VP. Mas nesse jogo esteve muito bem e foi mais corajoso do que alguma vez o Jesualdo (para não dizer outros medrosos como o Ivic o Carlos Alberto Silva) alguma vez foi.
      É fraquinho, mas há ali qualquer coisa. E não é só o portismo.
      Lembra-se da Supertaça com o Barça?
      Não é o Mourinho e também não é um AVB.
      É limitado no discurso. E o menor problema disto não é ter que ouvi-lo nas conferências, mas sim imaginar o seu discurso motivacional com os jogadores.
      Mas também acho que não é dos piores que já tivemos.

      Obrigado pela sua visita e volte sempre.

      Cumprimentos,
      PeLiFe

      Eliminar
    2. Acho que o Kleber tem de passar por "um processo" semelhante áquele que adeptos do Sporting pediram para ser feito ao Pereirinha para poder passar a ser um Pereira :) tem de Man Up ! :)
      Mas independentemente, necessitamos de mais um avançado.

      Miguel Lopes, dá para suplente..sim..Mas nunca como primeira opção! Volto a reiterar, e a esta hora da manha ( sem um copo de vinho no sistema pelo menos) , fico pasma, como podem dizer que se Moutinho sair, nao ha problema que M.Lopes vem para o lugar de lateral e Danilo para o meio campo! M.Lopes nao é Danilo! Nem Danilo é Moutinho.

      Ao Vitor Pereira..uma vez mais, a esta hora da manha, sem um copo de vinho no sistema..é um tricky subject! deixo para mais tarde :) Mas estive na Luz nesse jogo, em que tivemos sorte no inicio da segunda parte , porque o JJ inventou primeiro ( foi ambicioso demais e ficou sem meio campo) que o VP ( Djalma,lateral direito).. senao, nao sei nao..

      Faz Falta mais blogs Portistas! Este já está nos meus favoritos para uma visita diária :)








      Eliminar
  2. PeLife:
    1. Óptimo blog. Sou mais leitor do que comentador (em todos, inclusive no meu). Sempre fui preguiçoso a comentar e peço desculpa por isso. Logo a ti, que tanto comentas no meu e da Catarina. E sempre com educação, que é tão bom e tão raro.

    2. "The million dollar question" é se o Porto tem ou não de vender alguém. Ou seja, economicamente, pode o FCP passar sem um grande encaixe? Se sim, o meu Benfica está lixado. Hulk e Moutinho ficam e, salvo imponderáveis, tri.

    3. Se o Porto vender, prefiro que venda Hulk. Apesar de Moutinho equilibrar mais a equipa, penso que sem Hulk, o Porto fica sem jogadores suficientes "de rasgo", sem poder de fogo. 80% do campeonato é contra autocarros e Hulk resolve muitos. Sem ele, James passa a ser o mais destacado. Adoro-o como jogador, acho mesmo que tem tudo para daqui a 1 ano estar num dos tubarões europeus. Mas não é tão decisivo (ainda) como Hulk já é. E de vez em quando faz umas birras estranhas.

    Um abraço. Vou comentando.

    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro M.,

      Este blog, ao longo da sua longa existência de três meses, teve 3 momentos únicos em termos da emoção que me transmitiram.
      O primeiro foi ter a apreciação e incentivo do Jorge do exemplar Porta 19.
      O segundo foi quando o o Vitto Vendetta me colocou na lista "Visita Diária" do irresistível Cabelo do Aimar.
      O terceiro foi ter cá vindo o Júlio Machado Vaz comentar, agradecendo o apoio.

      E o quarto foi este teu comentário.

      Apesar da cor vermelha, os teus textos são os que actualmente mais gosto de ler na net.
      Sinto uma empatia grande nos sentimentos que transmitem e ao mesmo tempo um gozo enorme de ler algo divertido, original e mesmo muito bem escrito.
      Se resolveres escrever algum romance ou que quer que seja, avisa no vosso maravilhoso blog (também anseio sempre por novos textos da Catarina. Tocam certos pontos no coração que só um texto azul pode fazer. E gosto da maneira como ela vê o Porto).

      Quanto à tua ausência nos comentários, percebo-te muito bem e peço-te que não te dês ao trabalho. E não tens nada que pedir desculpa. Continua é a escrever.
      Saber que cá vens ler e aprecias o que faço é já recompensa suficiente.

      Por último a "million dolar question".
      Tenho um post meio feito há uns dois meses que não consigo acabar. É uma análise de um leigo aos resultados da SAD do FCP. Falo sobre a evolução do custo dos ordenados, dos empréstimos e das obrigações neste últimos 3 anos. É absolutamente insustentável. As necessidade de dinheiro para fazer face a estes 3 encargos são gigantescas. E já até final de 2012.
      Eu temo que os perto 30 milhões já feitos (Guarin, Beluschi, Janko, Álvaro e os empréstimos) não cheguem. O Rolando e o Sapunaru não vão dar o que falta.
      O Hulk ou o Moutinho temo que sairão. Espero que me engane e que fiquem.
      Se ficarem podemos fazer alguma coisa na Champions. Umas meias?
      Eu, como portista que sou (e talvez seja um diferença para os benfiquistas), tenho que achar que o Moutinho faz mais falta. O jogo é sempre de trás para a frente. O Moutinho e o Fernando são mais insubstituíveis do que o Hulk (o pequeno grande Atsu?!).
      Mas ao reler o que dizes, acho que tens toda a razão. A importância do "rasgo" é cada vez maior e o Hulk tem feito mesmo a diferença.
      Seja como for, nunca dará para se saber pois os dois eventos nunca se darão para os podermos comparar.
      Veremos o que acontece. O PC já disse hoje que o Hulk só pela Cláusula. Já deve ter o Moutinho quase fechado.

      Grande abraço e obrigado.
      PeLiFe

      Eliminar
  3. PeLife,
    Epá... obrigado :) Tenho de vir cá comentar mais vezes!
    O Porta 19 é mesmo isso: exemplar. É o blog de referência do FCP. Extraordinariamente bem escrito e com sentido de humor, que faz falta. Acho que sem sentido de humor tendemos a levar isto demasiado a sério e a nós mesmos, que é bem pior.

    As declarações de PdC dão a entender que sim, fica Hulk, vai Moutinho. Entre hoje e amanhã tudo se saberá, suponho. Como é impossível testar as duas hipóteses (ah, o método científico!), veremos o que se passará.

    No meu SLB, suponho que também se venda. Gaitan, espero. Se Javi e/ou Witsel forem, o SLB perde o pouco que tem de meio campo e perde a hipótese de se sobrepor à loucura do seu treinador.

    Outro abraço

    ResponderEliminar
  4. Ai tu querias o Lima... O Kleber, com o JJ, tornava-se um Benzema! Não sei se estarei enganado (assim o espero), mas o que vejo no Lima é um Cardozo mais fraquito e com poucas hipóteses de evoluir para melhor.
    Espera lá!... O Lima, com JJ, ainda é capaz de dar um bom banco para o Matic! Boa compra!
    Troco o Lima pelo Danilo mais 3M, vá pode ser 4M... Bale? Ficavam com um avançado de renome e ainda dava para comprarem em Janeiro o João Pereira (está lindo no CabelodoAimar...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria pois.
      Pelo Danilo não troco mas dou-te o Klébenzema e o Varela pelo Lima. De caras.
      Vais ver.

      O JP está excelente no cabelo. Olha que o homem vai ser titular na terceira equipa do campeonato espanhol. E, ou muito me engano, ou vai mesmo brilhar. Já começou por secar o Ronaldo.
      É triste o Sporting ter que vender por tão pouco um jogador como este e para uma equipa como o Valência.
      O Porto é que devia ter ido lá comprá-lo em vez do Danilo, nem que fosse pela Cláusula (8M€?), mas acho que bastava acenar com 5M€ que eles vendiam. Era uma poupança brutal e ficávamos com um bom lateral e português.
      E foi por pouco que não conseguiram ir buscar o Sílvio. Era excelente. Não só ficavas com um homem que sabe jogar à esquerda, como era também alternativa ao Maxi. Foi pena.
      Enfim.

      Eliminar

Com a devida vénia ao boloposte do BnRb: "Aqui não há censura. Um blog que aceite moderar os comentários dos seus leitores é um blog que um dia terá de aceitar que uma entidade qualquer modere os seus conteúdos. Seja qual for a merda que vieres aqui dizer, obrigado por a partilhares connosco."